Rádio Voz do Maranhão

sábado, 3 de dezembro de 2022

Em jantar com senadores, Lula confirma Flávio Dino na Justiça e José Múcio na Defesa

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse a aliados em reuniões nesta semana que o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) e o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro estão garantidos respectivamente no comando do Ministério da Justiça e no da Defesa. O petista falou sobre os dois cargos em pelo menos dois jantares no últimos dias, um feito na terça-feira, 29, com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o outro realizado nesta quinta-feira, 1º, na casa da senadora Kátia Abreu (PP-TO). 

Dino já era tratado como garantido em um ministério pelo próprio petista ainda durante a campanha eleitoral. Em setembro, o agora presidente eleito havia dito: "Flavio Dino que se prepare. Vai ser eleito senador, mas não será senador muito tempo porque vai ter muita tarefa nesse País". O ex-governador do Maranhão já tem cumprido um agenda de ministro e participado de reuniões cotidianamente com Polícia Militar, Polícia Federal e secretários estaduais de Segurança Pública, além de acompanhar Lula em reuniões com ministros do STF. Além dele, o PSB tenta emplacar a indicação de Márcio França para o Ministério das Cidades. O partido avalia que Dino, que era do PCdoB até ano passado, é da cota pessoal de Lula e não indicação do PSB.

O jantar organizado por Kátia Abreu ontem também contou com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e de senadores do União Brasil, MDB e PSD. O trio de legendas têm se movimentado para dar sustentação ao petista no Senado e em troca desejam cargos em ministérios do governo que começa a partir de 2023.

Segundo participantes do jantar disseram ao Estadão, Lula não definiu no encontro qual será o espaço que cada uma dessas três legenda terá em sua gestão. O presidente eleito tem tentado conciliar pressões de diferentes partidos e até disputas internas dentro de um mesmo partido para definir a divisão dos ministérios. A avaliação de um dos presentes no jantar é que foi um encontro para "criar liga" entre Lula e esses senadores que vão aderir a base do presidente. No encontro, o presidente eleito repetiu o discurso de que o País enfrenta uma grave social com uma grave desestruturação de políticas públicas.

Também estavam presentes no jantar os senadores Alexandre Silveira (PSD-MG), Davi Alcolumbre (União-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL), Marcelo Castro (MDB-PI), relator do orçamento de 2023, Weverton Rocha (PDT-MA), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell e de Bruno Dantas.

O encontro ainda serviu para que Pacheco dê prosseguimento às negociações para ser reeleito presidente do Senado. O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, ensaia lançar Rogério Marinho (PL-RN) para o cargo, mas a trinca União Brasil-MDB-PSD junto com o PT e mais partidos de centro direita dão um cenário confortável de provável vitória para Pacheco.

A situação hoje menos avançada em relação a definição de ministério é a do União Brasil. Diferente do MDB e do PSD, a legenda que resultou da fusão entre DEM e PSL não teve representantes que embarcaram fortemente na campanha lulista. O partido também abriga opositores de Lula, como o ex-juiz responsável pela prisão do petista e senador eleito Sergio Moro. A avaliação, porém, é que a posição dele é minoritária na legenda. Nem mesmo líderes oriundos do DEM, que costumava fazer oposição às gestões passadas do PT se negam a conversar com o presidente eleito. Lula já chegou a convidar diretamente o partido para ser base em um encontro nesta semana com Alcolumbre e o líder na Câmara, Elmar Nascimento (BA). A legenda ainda não deu uma resposta e só pretende se classificar como base a partir do momento que Lula definir o espaço que a sigla terá na Esplanada dos Ministérios.

No caso do MDB há um problema específico com a indicação da bancada do Senado para o ministério de Lula. O presidente eleito avisou que pretende contar a escolha da senadora Simone Tebet (MDB-MS), que é dada como certa em uma das pastas, como sendo a indicada dos senadores. Os parlamentares, no entanto, consideram Simone cota pessoal de Lula e pretendem fazer outra indicação. Além disso, a senadora emedebista já sinalizou preferência por comandar uma pasta da área social, algo que o PT já disse que não abre mão de ter sob o controle da legenda. O fato de senadores do PT não terem participado do jantar de ontem foi encarado como um sinal de que Lula de fato pretende dar espaços relevantes para mais partidos, mas não há definição sobre qual cargo Simone terá.

Por ter sido um dos principais articuladores da campanha de Lula em Minas Gerais, o senador Alexandre Silveira se movimenta para ser o indicado da bancada do PSD para uma pasta. Braço direito de Pacheco, Silveira não conseguiu se reeleger senador e participa do grupo de infraestrutura na transição de governo.

Com informações de O Estado de S. Paulo

17 comentários:

  1. Maravilha. Com Dino no Ministério da Justiça e a revogação do sigilo de 100 anos dos crimes cometidos pelos Bostaros a PF vai abrir inquérito e botar com areia na milícia que comentou o Brasil nesses últimos 4 anos . Bostanaro está com caganeira deste da hora da confirmação pelo Presidente do Povo, que Dino seria o Ministro da Justiça. Parece que o imbrochavel era só embuste 😂😂😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PF vai abrir inquérito para cada crime que o Bosta cometeu quando estava presidente. Em cada Estado da Federação que ele pisou e não usou máscara, desrespeitado e desafiando as leis do País, cometeu crime contra a saúde pública, que nem de longe, estão prescritos. Haja cadeia menino .😂😂😂

      Excluir
    2. Boa noite! Olha a cervejinha! Agora já imaginou um brasileiro ser preso por não usar máscara enquanto um ladrão condenado em 3 instâncias é solto? Olha a picanha

      Excluir
  2. Grande ministro, agora é dar continuidade aos processos e encarcerar o Bosta e família e os que ficam chamando Lula de ladrão sem ter provas.

    ResponderExcluir
  3. A era tenebrosa está chegando ao fim, o Bosta tá pra dar um piripac, tem que tomar hidroxicloroquina, segundo ele, esse remédio é bom pra tudo. "Eu nao sou coveiro pô ".

    ResponderExcluir
  4. Pra aumentar o desespero do BOZO. Os asseclas do jumento já estão agitados na porta do 24 BIS!

    ResponderExcluir
  5. Para o fanático que vai ficar frustrado pelo resto da vida, devido ao ponta pé que o povo deu na bunda do bosta nas urnas e ficou patético só saber que Bozo vai ser preso por não usar máscara( e não só pô isso ) olhe o que prevê o Código Penal quanto prevê crimes contra a saúde pública- Infração de medida sanitária preventiva

    Art. 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:
    Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa. Vai estudar Bostanarista 😂😂😂

    ResponderExcluir
  6. Lula foi absolvido porque provou que um Juiz bandido ( que era o MORO) combinava, com o Procurador( outro bandido), depoimentos forjados e provas montadas para incrimina-ló e assim, conseguirem um condenação para tirar Lulinha das eleições de 2018. Assim, Bozo seria eleito( como foi), Moro Ministro do STF e Daltan Procurador Geral da República. Tudo armado em prefeita Armonia. Quase deu certo se não fosse o Hacker da Vasa Jato que desmascarou a Farsa . Kkkk

    ResponderExcluir
  7. Nenhum juiz precisa armar com promotor pra mandar o Bozo pra Cadeia. Ele mesmo se prende. Basta vê as motociatas promovidas com o dinheiro público pra perceber que ele nunca usou capacete e os vídeos deles nos Estados durante a pandemia,Ele nunca usou máscara . Cedeia nele Xandão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xandão tá se cagando todinho sabendo o que vai ser preso. A GLO já está em curso, com vcs só assistem Wiliam Boner, não tão sabendo kkkkkk

      Excluir
    2. Sai dai louco ! O diabo cagou dentro da tua cabeça e a bosta dele serve de cérebro pra ti !

      Excluir
    3. Tu és um maluco, vai procurar estudar seu vagabundo, tu que vai ser preso, vive caluniando as oessoas sérias e inteligentes e alkaudkndo genocida.

      Excluir
    4. Sérias e inteligentes ???? kkkkk. Procura é te esconder sacana porque em 1 de janeiro o fogo vai comer pra cima de vocês. VAGABUNDO, GOLPISTA DE MERDA, CORNO, BUBA ! Teu Macho tá escondido desde da derrota. COVARDE DO CARALHO.

      Excluir
  8. Isso mesmo, vagabundos sem máscaras espalhando covid, causaram muitas mortes, propina na compra de vaginas causou rombo no erário público, desrespeito às leis de trânsito, maus exemplos e comportamento de moleques, isso não condiz com um homem publico ocupando cargo de alta patente. Cadeia neles e não esqueçam do Pazzu.

    ResponderExcluir
  9. O povo, (60 milhões), votou em Lula e vai carregar ele pela rampa até o Palácio. Quem não gostar que rasgue o cú.

    ResponderExcluir
  10. Cadeia nos Bozolóides cabeças de boi.

    ResponderExcluir