Rádio Voz do Maranhão

domingo, 29 de janeiro de 2023

Indígena é encontrado morto em Amarante do Maranhão; ministra promete audiência na cidade para exigir esclarecimentos

Um indígena identificado como Valdemar Marciano Guajajara foi encontrado morto, na manhã desse sábado (28), na cidade de Amarante do Maranhão (MA), localizada a 636 km de São Luís.

O corpo foi encontrado em um bairro da área urbana da cidade, que faz fronteira com a terra indígena. Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) se deslocou até o local e removeu o corpo do indígena.

Ainda não há laudo para informar a causa da morte. Até o momento, a polícia não tem pistas que possam levar aos autores do crime.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o corpo de Valdemar, que morava na aldeia Nova Viana, na Terra Indígena Arariboia, foi encontrado com marcas de espancamento na cabeça. Aparentemente ele foi morto a pedradas e pauladas.

“O Cimi Regional do Maranhão cobra uma resposta das autoridades em relação à escalada de violência contra os indígenas Guajajara, que só cresce desde setembro de 2022. Até o momento já são seis casos de ataques violentos na região”, disse o Cimi por meio de uma rede social.

Na quarta-feira (25), outro indígena foi encontrado morto próximo à Terra Indígena Cana Brava, às margens da BR-226, na Aldeia Jurema, localizada próxima ao município de Grajaú (MA).

De acordo com o Cimi, o corpo de José Inácio Guajajara foi encontrado com marcas de violência, mas de acordo com o Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz (MA), a morte decorreu de causas naturais.

A ministra Sônia Guajajara, disse, no twitter, que os crimes contra indígenas devem ser apurados e os autores responsabilizados para romper esse ciclo de violência. Ela acrescenta que irá convocar uma audiência pública no município para exigir a investigação e esclarecimento do crime.

Confira o que escreveu a ministra:

Recebemos hoje a notícia de mais um brutal assassinato na Terra Indígena Arariboia, no Maranhão. A vítima é Valdemar Guajajara que aparentemente foi morto a pauladas e pedradas. Essa já é a segunda morte de indígena Guajajara em apenas uma semana.

Há ainda relatos dos indígenas da aldeia que denunciam outros mortes sem esclarecimentos.

Vamos convocar uma audiência pública no município para exigir a investigação e esclarecimento sobre a motivação destes crimes, além da devida punição dos culpados.

Esses crimes devem ser apurados e os autores devem ser responsabilizado para romper o ciclo de violência contra nós indígenas.


Um comentário:

  1. Os índios tão sem sorte, muitos morrendo por causa do desgoverno Bozo, morrendo de fome, esse genocídio tem que ser apurado, e ainda morre esse aí dessa forma.

    ResponderExcluir