Rádio Voz do Maranhao

domingo, 4 de junho de 2023

COREN investiga conduta de profissional de enfermagem em lipo que causou morte de mulher em Lago dos Rodrigues

Erinalva de Jesus Dias no hospital, momentos antes de ser submetida à cirurgia estética que provocou sua morte

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) anunciou, por meio de nota, que adotará providências administrativas em relação ao caso de uma paciente que morreu após se submeter a uma cirurgia de lipoaspiração, no último dia 31 de maio, no município de Lago dos Rodrigues, a 324 km de São Luís. A entidade investigará o envolvimento de um suposto profissional de enfermagem no procedimento estético que causou o óbito.

Erinalva de Jesus Dias, mais conhecida como Ery, morreu após se submeter à operação conhecida como “Lipo Lad” (drenagem e definição da barriga), realizada de forma clandestina no Hospital Municipal Raimundo Joaquim de Sousa, em Lago dos Rodrigues. De acordo com informes locais, a unidade de saúde não dispõe de aparato médico para realizar cirurgia plástica.

Ery, que trabalhava oferecendo a clientes o procedimento que acabou provocando sua morte, decidiu, por conta própria, se submeter à cirurgia.

Conforme a apuração dos fatos, Ery deu entrada no hospital por volta das 22h de quarta-feira, 31, de maio. Durante a cirurgia, a paciente passou mal e precisou ser encaminhada às pressas para o Hospital Regional de Bacabal. Segundo relatos, o médico responsável pelo procedimento clandestino acompanhou a mulher na ambulância.

Hospital Municipal Raimundo Joaquim de Sousa, no município de Lago dos Rodrigues

Também circulam informações de que a paciente fez o longo percurso na ambulância entre Lago dos Rodrigues e Bacabal sem oxigênio. A paciente deu entrada no Hospital Laura Vasconcelos em estado gravíssimo e, no dia seguinte, foi declarada a morte cerebral.

O Hospital Municipal Raimundo Joaquim de Sousa também divulgou nota por meio da qual anunciou a instauração de um processo administrativo para investigar as circunstâncias do fato e negou participação dos profissionais que estavam de plantão no momento da cirurgia estética mal-sucedida, bem como da diretoria da unidade de saúde.

Confira as notas do COREN e do Hospital Municipal Raimundo Joaquim de Sousa, em Lago dos Rodrigues.


Com informações do blog do Daniel Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário