Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 27 de março de 2024

Justiça anula nomeações de parentes no serviço público do Maranhão

A medida atendeu a pedido do Ministério Público estadual e atinge a administração direta e indireta, em todas as esferas de Poder do Estado do Maranhão.

A Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís declarou nulas todas as nomeações de marido, esposa ou parente de autoridade ou de servidor para cargo de direção, chefia ou assessoramento, em comissão e função gratificada, inclusive para cargos de natureza política, na administração pública do Estado do Maranhão.

A medida atendeu a pedido do Ministério Público estadual e atinge a administração direta e indireta, em todas as esferas de Poder do Estado do Maranhão, nos casos em que as nomeações violarem os princípios da administração pública estabelecidos no artigo 37 da Constituição Federal.

Na Ação Civil Pública, de 2006, o Ministério Público estadual (MP) pediu a nulidade de todas as nomeações para cargos em comissão, mantidas ou efetuadas no âmbito do Poder Executivo e do Poder Legislativo do Maranhão, que caracterizassem prática de nepotismo, direto ou cruzado, em relação aos parentes até o terceiro grau do governador, do vice-governador, secretários estaduais e demais gestores, bem como dos deputados estaduais.

Princípios da Administração

Quanto aos fatos que fundamentam os pedidos, o MP alegou ser comum, no Maranhão, a nomeação de parentes próximos dos chefes e membros dos poderes estaduais para cargos importantes da estrutura desses mesmos poderes, diretamente ou de forma cruzada.

A ação do MP é baseada no artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece os princípios constitucionais da administração pública: moralidade administrativa, impessoalidade e isonomia nas nomeações.

Na sentença, o juiz Douglas de Melo Martins, titular da vara, citou o entendimento do Supremo Tribunal Federal, para o qual a proibição do nepotismo constitui regra constitucional que decorre da aplicação, especialmente, dos princípios da moralidade e impessoalidade.

“O princípio da impessoalidade, nesses casos, também é violado, pois a prática do nepotismo representa um favoritismo ou protecionismo sistemático à família”, destacou.

Tribunal de Contas

Conforme o entendimento do juiz, a situação questionada não deve se limitar apenas a nomeações para cargos de natureza administrativa, mas também a cargos de natureza política, por ser essa conduta “um claro desrespeito aos princípios da moralidade e impessoalidade, tendo em vista que diversas pessoas são investidas em cargos públicos apenas em razão de sua relação pessoal com agentes públicos”.

O juiz ressaltou que merece atenção o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, que não se encaixa na categoria de função política, uma vez que desempenha o papel de auxiliar do Poder Legislativo na supervisão da administração pública.

“Assim sendo, a seleção e designação de um Conselheiro para o Tribunal de Contas, assim como qualquer outro ato administrativo, deve ser orientada por critérios de elevados padrões morais e ético”, declarou.

O juiz concluiu que o Poder Judiciário não pode, em um Estado Democrático de Direito, no qual se prega a igualdade de todos (artigo 5º, I da Constituição Federal), permitir que inúmeras pessoas sejam beneficiadas com provimento em cargos públicos em favor de seus familiares.

21 comentários:

  1. G1
    PF Não vê crime de Bolsonaro em caso da baleia.
    Ex-presidente negou ter "Importunado" Jubarte durante um passeio de moto aquática.

    Enquanto isso no Brasil que interessa:
    1 Fevereiro tem déficit Record.
    2 Inflação acima da meta.
    3 Imprensa não divulga as mazelas do governo.
    4 Epidemia de Dengue.
    5 Estatais Empresas Públicas fechando as contas no vermelho.
    6 Mais de 124 milhões só pra o jornal nacional falar de Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  2. No tempo de Bostanaro que era bom:
    1 Motociatas
    2 Cercadinho
    3 Pessoas cantando hino pra pneus
    4 Gasolina aumentando todo dia
    5 Carne virou ouro
    6 Enterro coletivo "não sou coveiro pô".
    7 Tentativa de Golpe.
    Tem gente com saudades, só louco.

    ResponderExcluir
  3. E as pessoas, ao invés de se indignar, se questionar, pô veio, é sério, a globo só no jornal nacional recebeu mais de 125 milhões pra falar do Bolsonaro? Elas não fazem isso, cometem o absurdo de vir aqui e não receberem nada,0 R$, grátis, pra falar de quem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa de serbidiota, TV sempre recebeu dinheiro do governo e a imprensa é livre pra informar a população, se Bostanaro fosse honesto ninguém falava mal dele.

      Excluir
  4. Ei Esquerdolóides!! Já deram uma olhadinha na pesquisa do instituto Paraná??...se as eleições fossem esta semana, Bolsonaro daria uma surra no ex presidiário!!!
    Este Instituto Paraná é o que mais se aproximou do acerto nas eleições passadas!!

    ResponderExcluir
  5. Durante o governo Bolsonaro, a Record esteve na frente: entre 2019 e 2022, recebeu 272,2 milhões de reais em propaganda do Planalto contra 263,6 milhões de reais da Globo e 232,2 milhões de reais do SBT.

    ResponderExcluir
  6. Deixa Paraná fazer pesquisas, qual a credibilidade? Até inelegível entra nessa pesquisa.

    ResponderExcluir
  7. Se fizer pesquisa no Sul, onde o povo é rico e quer continuar escravizando os pobres Bostanaro ganha. Quando faz no Brasil inteiro com todas as diferenças sociais, mesmo com Direitopatas pobres (pode isso)? Lula estraçalha o MINTO de BOSTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sul e sudeste estão cheios de nordestinos que fazem e que fizeram o L e migraram pra lá em busca de empregos, só ficaram pra trás os velhos, pessoas com deficiência.. Quem conhece o interior do estado sabe muito bem o que estou dizendo..

      Excluir
    2. Tu nem conheces o Sul, a maioria dos Nordestinos vão pro sudeste seu acéfalo.

      Excluir
  8. Morador corta corda de homem que limpava fachada de prédio
    Morador do 27º andar usou uma faca para cortar a corda que segurava o trabalhador e foi preso em flagrante por tentativa de homicídio

    É assim que os riquinhos do Paraná tratam os trabalhadores.

    ResponderExcluir
  9. O molusco encheu os cofres do ditador da Venezuela com o dinheirinho dos miseráveis brasileiros....e olha aí o que aconteceu:: Maduro esculachou o governo brasileiro por uma nota enviada á Ditadura bolivariana !!
    Toma esse chute no traseiro!!
    Governinho que idólatra ditadores!!!

    ResponderExcluir
  10. Bostanaro queria dar golpe e se tornar ditador no Brasil igual Maduro na Venezuela, toma BOSTA e adoradores de ditador golpista.

    ResponderExcluir
  11. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente venezuelano Nicolás Maduro e o russo Vladimir Putin se igualam por serem, todos eles, conservadores, afirmou o colunista Tales Faria no UOL News da manhã desta quarta-feira (27).

    BOSTA queria dar golpe e acabar de lascar com os brasileiros. Cadeia nesse safado.

    ResponderExcluir
  12. Hélio Doyle*
    Especial para o Congresso em Foco

    O projeto político de Jair Messias Bolsonaro e de seus filhos é dar o golpe nas instituições democráticas, assumir mais poderes em detrimento do Legislativo e do Judiciário e controlar os meios de comunicação.

    > Prioridade deve ser saúde até para atenuar danos na economia, alerta Farol

    O plano está desenhado e hoje, felizmente, é grande o número de pessoas que saíram do ceticismo inicial e já veem que a democracia corre perigo com o capitão que comanda generais.

    Nunca votei e não votarei em militares.

    ResponderExcluir
  13. Enquanto a maioria da população brasileira for ANALFABETA, melhor será para a ESQUERDA. A única BALEIA que BOLSONARO incomoda, é que vive no stf. Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preconceituoso como todo Bolsominion acéfalo.

      Excluir
    2. Mas quem fechou faculdades foi a Direita com Bostanaro, cortou verbas da educação e chamou alunos de vagabundos.

      Excluir
  14. Ei bostanaristas. Vcs viram que os irmãos Brazão resolveram entregar o principal líder de milícias do RJ? Quem será hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá se vêm esse louco com essa história de novo!! 😂😂😂😂😂😂..

      Excluir
    2. Diz ai, essa história é boa, tem que revelar os milicianos amigos dos BOSTA.

      Excluir