sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Candidato a vereador que tinha mandado de prisão em aberto é preso em Carutapera

Na manhã desta sexta-feira (20), a Polícia Civil informou a prisão de Marcelo de Oliveira Ferreira, o 'Marcelo do Mercado', do PSD, que é candidato a vereador no município de Carutapera, a cerca de 345 km de São Luís.

Conforme o g1 mostrou, na última quarta (18), Marcelo era alvo de um mandado judicial, de prisão preventiva, pelo crime de furto, expedido em 12 de julho de 2019. Ele e outros seis candidatos nas eleições municipais, no Maranhão, estavam com mandados de prisão em aberto e 'pendentes para cumprimento'.

Segundo o delegado de Carutapera, Alisson Guimarães, a prisão se deu em decorrência do mandado judicial.

"A equipe da Delegacia de Polícia de Carutapera tomou conhecimento, por meio de publicação de matéria publicada no Portal G1, de que um candidato a vereador do município possuía mandado de prisão preventiva em aberto. De imediato, diligências foram iniciadas para localizar o nacional. Minutos depois, de forma espontânea, o candidato a vereador compareceu na delegacia local com o fim de obter informações sobre o caso, ocasião na qual foi preso em razão do referido mandado", afirmou o delegado.

O mandado de prisão preventiva contra Marcelo é oriundo da comarca de Ananindeua/PA. Após as formalidades legais, Marcelo foi encaminhado à Unidade Prisional de Godofredo Viana e está à disposição da Justiça.

O Diretório Estadual do PSD informou, por telefone, por meio do seu presidente Edilázio Júnior, que não tinha conhecimento sobre o fato de Marcelo do Mercado ser alvo de um mandado de prisão. O partido disse que, "no caso de mandados de prisão em aberto contra o mesmo, espera-se que a Justiça possa cumprir e que os fatos sejam esclarecidos perante as autoridades competentes".

Mandado de prisão não impede candidatura

Pela legislação brasileira, ser alvo de mandado de prisão não impede uma pessoa de disputar a eleição, mas ela pode ser presa se encontrada – exceto entre o próximo sábado (21) e 8 de outubro.

No Maranhão, até a última quinta (19), havia seis candidatos a vereador e um a vice-prefeito, em sete municípios, com mandado de prisão em aberto. São cinco mandados de prisão por falta de pagamento de pensão alimentícia, um por estupro de vulnerável e um por furto.

Na manhã desta sexta (20), todos os candidatos do Maranhão ainda apareciam no sistema de divulgação de candidaturas do TSE como 'concorrendo' nas eleições. Ao mesmo tempo, constavam no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) como alvos de ordens de detenção pendentes de cumprimento.

2 comentários:

  1. Coitados desses inocentes. Injustiça isso. Teve um miliciano que se candidatou e ainda forjou uma facada de mentirinha pra ser eleito Presidente da República e conseguiu. Mesmo depois de falar e fazer tanta merda em 4 anos, ainda não foi preso. Dar pra entender ?

    ResponderExcluir
  2. Presidente do Diretório Edilazio não sabia, qualquer infame pode se candidatar nesse país, olha o que tá acontecendo no Pará, São Paulo e aconteceu no Brasil com um desqualificado Presidente de 2019 a 2022.

    ResponderExcluir