Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Roseana Sarney extinguiu a Rádio Timbira

do Blog Marrapá
Por Leandro Miranda
(com acréscimos de imagens e vídeo)
Documento que comprova a extinção da 
Rádio Timbira no primeiro 
mandato de Roseana Sarney
Um dos alicerces da política de comunicação do futuro governo, conforme o próprio Flávio Dino (PCdoB) faz questão de frisar em entrevistas para sites locais e nacionais, a Rádio Timbira do Maranhão foi extinta ainda no primeiro governo de Roseana Sarney, deixando de existir como empresa pública, sem personalidade jurídica, para tornar-se um apêndice sucateado da Secretaria de Comunicação do Maranhão.

Em outubro de 1995, a então governadora enviou projeto de Lei à Assembleia Legislativa do Maranhão extinguindo a Timbira, depois que o Ministério da Comunicação proibiu que a concessão da emissora fosse privatizada. O projeto foi aprovado pelo legislativo e, desde então, a rádio foi integrada à estrutura da Secom.


Dez anos depois, o governo Jackson Lago ensaiou dar autonomia à emissora. Um projeto ainda chegou a tramitar pela Casa Civil, quando a Secom era uma secretaria extraordinária. O tal projeto deveria ser enviado à Assembleia para que, uma vez aprovado, a Timbira voltasse a ter autonomia administrativa e financeira, como empresa pública de comunicação. Em seguida, a Secom foi transformada em secretaria ordinária e os projetos não foram adiante. No entanto, o governador Jackson autorizou investimentos da ordem de R$ 300 mil para aquisição de equipamentos, dentre eles um transmissor moderno, que está em operação.
Gilberto Lima, em 2007, na apresentação do programa
'Comando da Manhã' no novo estúdio da Timbira, no
bairro de Fátima
O então gestor, jornalista e radialista Gilberto Lima, diz que deixou dois estúdios novos montados no prédio da emissora, na Rua do Correio, no Bairro de Fátima. O transmissor já estava na sede da emissora, aguardando somente a instalação para entrar em operação. Ao então secretário Zeca Pinheiro não interessava dar autonomia à Timbira, pois o projeto dele era entregar a gestão da emissora a uma empresa do ramo da comunicação.

Na semana passada, o futuro titular da Secom, Robson Paz, constatou in loco a necessidade de reestruturação da emissora. “Sobre visita à Rádio Timbira: Uma coisa é reconhecer esforço e dedicação de um gestor para colocar uma emissora de rádio no ar…Outra é o sucateamento e abandono da Rádio Timbira promovido por sucessivos governos de Roseana Sarney”, afirmou Robson Paz, após vistoriar os estúdios da rádio.


Paz pôde ver de perto o descaso do governo Roseana com a coisa pública e confirmar o que Flávio Dino já havia tratado na imprensa, a primeira rádio do Maranhão está deteriorada e necessita urgentemente passar por uma reformulação.
Projeto de Lei que decretou o fim da Rádio Timbira como
empresa pública

Gilberto Lima mostra o novo estúdio da Timbira, no dia 29 de abril de 2008, depois que o governo Jackson determinou a retirada da emissora do ar provisoriamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário