domingo, 23 de novembro de 2008

FESTA DE ABERTURA DO FÓRUM DAS ÁGUAS DAS AMÉRICAS

Acompanhei, na noite deste domingo, 23, a solenidade de abertura do Fórum das Águas das Américas, no Centro de Convenções do Rafain Hotel. A solenidade contou com as presenças do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minck, representando o presidente Lula, da Senadora Marina Silva, dos governadores Roberto Requião, do Paraná, e de Jaques Wagner, da Bahia, além de autoridades representativas de vários países da América Latina.

O Ministro do Meio Ambiente afirmou que fez um sobrevôo ao longo do Rio Iguaçu e ficou impressionado com o trabalho de recuperação das matas ciliares, num esforço do governo do Estado em conjunto com os municípios localizados ao longo do rio. "Preservar o Meio Ambiente é um dever de todos", enfatizou o ministro. Lembrou, ainda, que é importante a integração dos países que fazem fronteira com o Brasil para lutar pela preservação da Amazônia, pois é a floresta que garante a existência dos mananciais. "Temos que lutar pelo desenvolvimento sustentável, onde o homem busque produzir sem destruir a floresta. Essa luta foi iniciada com Chico Mendes e Marina Silva e deve ser incorporada por todos", disse Carlos Minck.
A senadora Marina Silva lembrou que a recuperação ambiental passa por uma transversalidade, onde todos os segmentos sociais têm que ser envolvidos e as populações nativas das mais diversas regiões são importantes nessa luta. Lembrou que o processo de desertificação no mundo está acelarado e que, em 30 anos, poderemos ter 200 milhões de pessoas sem acesso a água. A ex-ministra foi a mais aplaudida pelas mais de 2 mil pessoas que participam do Evento.

O governador do Maranhão foi representado pelo presidente da Caema, Rubem Brito. Eu e a assessora de Comunicação da Caema, Josélia Fonsêca também estamos presentes ao evento que se encerra na próxima terça-feira, 25.

A idéia do Fórum é promover uma plataforma de discussão isenta no sentido de fazer um diagnóstico da situação da política e gestão dos recursos hídricos no continente e traçar propostas de políticas adequadas para fazer frente ao desafio das mudanças globais, em particular da variabilidade e mudança climática.

Paralelo ao Fórum de àguas acontece o V Encontro Cultivando Água Boa, uma iniciativa da Itaipu Binacional. O alicerce do Cultivando Água Boa é a educação ambiental para a sustentabilidade, implementada por uma rede de educadores com atuação permanente na região.
Confira algumas fotos do primeiro dia do Fórum: 1) Este blogueiro com a Senadora Marina Silva. 2) À mesa, os governadores Jacques Wagener, da Bahia, Roberto Requião, do Paraná, e o Ministro Carlos Minck. 3) Eu, ao lado da jornalista Luciana Melo, assessora de comunicação da AESBE, e Josélia Fonsêca, assessora de comunicação da Caema.














Nenhum comentário:

Postar um comentário