segunda-feira, 6 de abril de 2009

NOTAS DE BASTIDORES

RÁDIO TIMBIRA, VÍTIMA DO DESCASO, SILENCIA

A emissora oficial do Estado silenciou. A incompetência da Secom levou a rádio ao ostracismo. Na semana passada, o gestor entregou os pontos e atestou o óbito da pioneira da radiodifusão maranhense. Depois de um grave problema no novo transmissor, que os técnicos não conseguiram solucionar, o cidadão-gestor, do alto de sua ‘competência’ , decidiu: “vamos deixar isso para o próximo governo resolver. Vamos tirar a programação do ar”. O certo é que, a partir dessa ordem, ninguém mais foi visto nas dependências da emissora. Reina o silêncio no prefixo 1290khz. Triste sina para quem já havia ressurgido das cinzas e tinha tudo para voltar a ser forte. Dei minha parcela de contribuição para que a rádio voltasse aos seus melhores dias, mas fui incompreendido(veja). É como dizem: “o tempo é o senhor da razão”. Meus pêsames aos incompetentes. Fazer o quê?

NOVO TRANSMISSOR SUCATEADO

A irresponsabilidade da gestão da Timbira teria levado ao sucateamento do novo transmissor adquirido na minha gestão. Em vez de buscarem um novo local para o parque de transmissores, preferiram instalar o equipamento no Maracanã, local ‘condenado’ por vários técnicos, por ser inadequado à melhor propagação de ondas hertzianas. Deixei o projeto do novo parque pronto, na Secretaria de Infra-Estrutura. Fizeram pouco caso e deram com os burros n’água. Deveriam ter trazido um técnico da fabricante do equipamento (a Continental) para fazer a instalação. Profissionais locais iriam ser treinados para operar e fazer a manutenção. Nada disso foi feito. A falta de responsabilidade e comprometimento levou ao silencio da emissora no momento em que o governo mais necessita de comunicação. Se o governador tivesse me apoiado, hoje a rádio, recuperada e forte, seria uma das grandes obras de seu governo. Apostou em assessores incompetentes. Paga um preço alto por isso.

VÁRIOS NOMES DISPUTAM O COMANDO DA CAEMA

Informações de aliados de Roseana dão conta de uma disputa grande pelo comando da CAEMA. Um dos articuladores seria o deputado Zequinha Sarney. Estão na disputa os seguintes nomes: Rogério (filho de Sanclair), indicado por Cafeteira; Rui (Mirante), apadrinhado de Fernando Sarney; Aparício Bandeira, irmão de César Bandeira; e Ricardo Zenni. Dizem que o deputado Zequinha é quem vai comandar a Companhia à distância. Dos nomes citados, apenas Aparício Bandeira já teve passagem pela estatal. Foi diretor de operação e manutenção. A disputa promete.

NOMES PARA O SECRETARIADO DE ROSEANA

Há também uma disputa nos bastidores para definição do secretariado do provável futuro governo Roseana. O deputado Raimundo Cutrim seria nome certo para a Segurança Pública. Washington Rio Branco quer emplacar na Secretaria de Meio Ambiente. Para a Administração iria Miguel Mubarack. Manoel Ribeiro seria nome certo para a Casa Civil. O deputado Max Barros é peso pesado para a Secretaria de Infra-Estrutura. Já Ricardo Murad, que está na coordenação da montagem da equipe, tem tudo para ocupar uma secretaria forte. Tudo indica que vai mesmo continuar na Assembléia, como articulador e líder do governo.

DEPOIS DE RETOMAR O GOVERNO, SARNEY QUER A PREFEITURA DE SÃO LUÍS

Sarney quer fazer barba, cabelo e bigode na política maranhense, depois de retomar o governo do Estado. Com o controle da máquina, garante a eleição de Lobão, em 2010. A partir daí, o foco passará a ser a Prefeitura de São Luís. Muitos nomes vão tentar se cacifar. Dentre eles estão Raimundo Cutrim, Ricardo Murad, Luiz Fernando (que deve disputar uma cadeira na Câmara Federal em 2010), Max Barros e Pedro Fernandes. Dizem até que Flávio Dino (PCdoB) poderia ter o apoio do grupo Sarney. A briga vai ser boa.

À TIMBIRA

É triste ver o teu sofrimento, guerreira Timbira!

Há quanto tempo aguardas ressurgir das cinzas?

Foste ferida de morte.

Há bem pouco tempo, voltaste a respirar.


O Maranhão voltou a ouvir teu eco

Tuas ondas cortavam os céus desse imenso torrão.

Tivestes tudo para ressurgir forte

Revivendo os teus melhores dias.


Mentes doentias e invejosas não queriam tua volta

Não queriam tua libertação do ostracismo.

Preferiram golpear-te com o arbítrio. Oh, malvados!


Hoje choro por teu sofrimento

Merecias um melhor destino.

Guerreira Timbira, por que não reages?

Um comentário:

  1. "Uma imprensa capaz, desinteressada, com espírito público, feita por inteligências treinadas para saber o que é direito e a coragem de fazê-lo pode preservar aquela virtude pública sem a qual o governo popular é uma vergonha e um pastiche. Uma imprensa cínica, mercenária e demagógica vai produzir em pouco tempo um povo tão canalha quanto ela".

    ResponderExcluir