terça-feira, 5 de maio de 2009

DO JORNAL NACIONAL: CHUVA PROVOCA PREJUÍZOS EM QUATRO ESTADOS

Três morreram na Bahia; escolas viraram abrigo no Piauí e no Ceará.
Estradas interditadas no Maranhão provocam desabastecimento.

Do G1, com informações do Jornal Nacional


Bahia

Em Salvador, três pessoas morreram em um deslizamento de terra, nesta terça-feira (5). Duas casas desabaram e soterraram cinco pessoas. Duas vítimas foram resgatadas com vida.

A chuva também deixou ruas alagadas e derrubou árvores, que atingiu vários veículos. Os passageiros de um ônibus tiveram de ser resgatados pelas janelas. Uma mulher e uma criança de seis anos caíram em um bueiro e foram arrastadas pela enxurrada. As duas estão desparecidas.

O aeroporto ficou fechado durante quase toda a manhã e 14 voos foram cancelados. Oito foram desviados para outras capitais.

Em cinco dias choveu em Salvador quase a metade do que estava previsto para todo mês de maio.

Piauí

Em Teresina, escolas e universidades suspenderam as aulas por causa das enchentes. Na capital, o nível do Rio Poty continua subindo e as águas inundaram avenidas distantes.

Na Zona Norte de Teresina, um dique ameaça romper e 15 mil famílias tiveram que deixar as casas na cidade. A situação é ainda pior no interior do estado. No total, quase 50 mil pessoas tiveram de sair de suas casas em todo o estado.

Em Barras (PI), a água já subiu 12 metros. Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e voluntários trabalham dia e noite para socorrer as vítimas.

No total, 61 municípios foram atingidos pelas enchentes e 25 estão em situação de emergência. A ajuda da Secretaria Nacional de Defesa Civil ainda não chegou.

Maranhão

O bloqueio de estradas no Maranhão agravou a situação dos flagelados. Várias cidades enfrentam desabastecimento. Com as estradas interditadas, faltam frutas e verduras que antes eram transportadas do Ceará para o estado.

Carretas que deveriam levar combustível para o Tocantins e o Pará não saíram da distribuidora. Em alguns postos de Imperatriz (MA), a segunda maior cidade do Maranhão, álcool e óleo diesel estão sendo racionados. Em Trizidela do Vale (MA), cerca de 80% das casas foram abandonadas. A Defesa Civil está alugando imóveis em outros municípios para transferir as famílias.

As chuvas mudaram também a rotina de trabalho na Justiça do Maranhão. Audiências marcadas para esta semana foram suspensas em várias cidades no interior do estado.

Ceará

Sete pessoas morreram e 165 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes no Ceará. No total, 59 municípios sofrem com alagamentos.

Na Zona Rural, muitas famílias estão isoladas. A cidade de Granja (CE) está embaixo d’água. A inundação atingiu também os prédios da prefeitura, da câmara municipal e do fórum. Em Santana do Acaraú, 90 casas foram destruídas. Cerca de 8 mil alunos estão sem aulas, porque as escolas viraram alojamento.

Em Ubajara, uma ponte ficou partida ao meio e os moradores precisam cruzar o rio em uma passarela de madeira improvisada. Em Sobral, o nível do Rio Acaraú está seis metros acima do normal. A água invadiu ruas e encobriu casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário