O crescimento da TV Record preocupa a poderosa Rede Globo. É a primeira vez que a vênus platinada vê seu poder ameaçado. Todos sabem que comunicação é poder. No documentário “Cidadão Kane”, que revela bastidores do império global, Chico Buarque chegou a declarar que “nada se faz sem consultar Roberto Marinho”. Uma mostra do poder que a Globo tem exercido no país. Considerada imbatível, a TV dos Marinhos tem na Record sua maior adversária. Daí o interesse em massacrar a principal concorrente.
A Globo questiona, principalmente, o fato de a Record ter como principal financiadora a Igreja Universal do Reino de Deus, que arrecada dinheiro de fiéis sem pagar impostos. As denúncias de baseiam em investigações contra a Universal e seu criador, o bispo Edir Macêdo. Vender a fé e um lugar no “paraíso” é o principal negócio da Igreja neo pentecostal. Há relatos de fiéis que se desfizeram de tudo o que tinham, depois de convencidos por pastores que prometiam o retorno em dobro. Essas ofertas maiores ocorrem nos eventos da “fogueira santa de Israel”, onde se promete levar tudo o que for doado à terra santa para que Deus devolva tudo em dobro. Nos cultos, os pastores fazem de tudo para convencer os fiéis a fazer doações à igreja, além do pagamento do dízimo.
Em mais um capítulo dessa guerra, a TV do bispo Edir Macêdo, promete fazer revelações bombásticas contra a Globo neste domingo, no programa “Repórter Record”, dedicado exclusivamente ao assunto.
Afinal, o que está por dessa contenda? Acredito que seja a disputa por poder. Quanto mais audiência, mais poder de influenciar, de interferir, de controlar, de manipular. A Globo não quer perder o status quo que lhe confere "força política" nas mais diversas esferas de poder. A Record busca esse prestígio e tem como principal objetivo desbancar a TV dos Marinhos.
Confira os diversos capítulos dessa guerra.
Rond 2: Revanche da Record com reportagem especial de 15 minutos
Round 3: Globo dá golpe pelas costas
Nenhum comentário:
Postar um comentário