domingo, 21 de fevereiro de 2010

ACUADO E COM MEDO DA “REVOLTA DOS ESTUDANTES”, CASTELO IMPLANTA TARIFA SOCIAL, COM REDUÇÃO DE 50% NO VALOR DAS PASSAGENS, AOS DOMINGOS

O prefeito de São Luís, João Castelo, está buscando meios para diminuir as conseqüências do aumento abusivo nas tarifas de transporte coletivo, anunciado na véspera do período momesco. Uma das saídas foi anunciar a implantação da tarifa social, com redução em 50%, aos domingos, beneficiando a toda a população. Essa era uma promessa de campanha que poderia cair no esquecimento caso a população não se manifestasse contrária ao famigerado aumento que só beneficia aos empresários do setor.

Acredito que pesou também a decisão de realização de uma grande manifestação popular na próxima quarta-feira, 24, em frente à Prefeitura. A iniciativa foi tomada por lideranças estudantis que não se conformam com a atitude ditatorial por parte da Prefeitura que determinara o aumento sem consultar os mais diversos segmentos da sociedade. Até a Câmara de Vereadores ficou fora das discussões. Coisa do atabalhoado Secretário de Trânsito e Transportes.
Não se sabe se essa implantação da tarifa social vai acalmar os ânimos dos estudantes e da população. O certo é que a Prefeitura ainda vai enfrentar muitos dissabores por conta do aumento de tarifas. Confira as informações passadas pela assessoria de comunicação da prefeitura.
Castelo institui meia-passagem para todos aos domingos em São Luís

O prefeito de São Luís, João Castelo, baixou o decreto nº 38.917, de 18 de fevereiro de 2010, que institui a tarifa social, a chamada domingueira, um dos compromissos de campanha assumidos na eleição de 2008. A medida, que entra em vigor a partir do próximo dia 28, tem como objetivo reduzir, no percentual de 50%, ou seja, pela metade, o valor das passagens de transporte coletivo urbano aos domingos na cidade.

O decreto do prefeito tem como base os artigos 1º e 6º da Constituição Federal, considerando a necessidade de implantação e desenvolvimento de uma política social municipal de incentivo à mobilidade, ao lazer, à cultura e ao turismo. “Com a tarifa social, todas as classes terão tratamento igualitário, o que permitirá à criatura humana poder aproveitar melhor os momentos de entretenimento aos domingos, pagando apenas a metade do valor das passagens”, afirmou Castelo.

O Artigo 2º do decreto deixa claro que “os vales-eletrônicos e demais benefícios inerentes ao Sistema de Transporte Público de Passageiros serão aceitos normalmente aos domingos, observada a redução das tarifas em 50%”. Para tanto, o Sistema de Transporte deverá realizar as devidas adequações no sistema de bilhetagem eletrônica.

Segundo o Artigo 3º do decreto, as empresas concessionárias do serviço de transporte coletivo deverão manter inalterado o número de linhas e de ônibus circulando aos domingos a fim de não causar qualquer prejuízo aos usuários.

Compromissos - Com a instituição da domingueira, João Castelo concretiza mais um dos compromissos de campanha firmados com a população. No ano passado, o prefeito começou a realizar as primeiras propostas apresentadas nas eleições de 2008.

Em 2009, Castelo iniciou a distribuição do fardamento gratuito, que será ampliada este ano para atender toda a rede municipal de ensino. Encaminhou o processo de construção do Hospital Central de Emergência, cujo edital será lançado ainda neste semestre.

No ano passado, Castelo também começou a articular o programa Palafita Zero, que tem como objetivo garantir habitações dignas para famílias carentes que moram em ambientes insalubres. Em 2010, está intensificando a operação São Luís Trafegável, a maior já realizada na cidade, que já recuperou mais de 150 Km de ruas e avenidas e tem como meta alcançar mais de 200 Km de vias revitalizadas este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário