Os números apresentados por este blog, em relação ao desfecho da votação dos delegados do PT, bateram em cheio. As informações foram passadas na manhã de sexta-feira por Sílvio Bembem, integrante do Diretório Estadual petista.
Pelos números, Roseana estaria com 84 votos garantidos. Fechou a votação com 85. A tese de apoio a Flávio Dino estava com 79 votos garantidos. Obteve 87 no final. O resultado foi definido pelos delegados liderados por Rodrigo Comerciário, como foi previsto. Apesar de ele ter fechado com a tese de apoio a Roseana, a maioria de seus comandados divergia dele. Dos 14, apenas 5 votavam em Roseana.
Talvez a presença de Flávio Dino e dezenas de militantes do PCdoB tenha influenciado no resultado da votação. Foi uma forma de emparedar delgados petistas. A presença do comunista foi duramente criticada por aqueles que defendiam o aliança com o PMDB.
Só falta agora saber se Fávio Dino vai suportar a pressão do governo Lula para que ele retire sua candidatura, favorecendo a reeleição de Roseana Sarney.
Mesmo 'derrotado', o PMDB espera contar com a interferência do Diretório Nacional do PT para reverter o resultado da votação de ontem. Silvio Bembem chegou a dizer que não acredita em mais interferências do comando nacional do partido.
Se isso não acontecer, e Flávio Dino confirmar a candidatura, Dilma Roussef terá dois palaques no Maranhão. Ou mesmo três, visto que o PDT está impedido de fechar aliança com os tucanos.
Nesse embate, quem se fortaleceu foi o comunista Flávio Dino que ganha fôlego para enfrentar as pressões vindas de Brasília. Elas tendem a aumentar nos próximos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário