sexta-feira, 5 de março de 2010

DERROTAS DA IMPUNIDADE

Por Gilberto Lima
Foi uma quinta-feira de vitórias daqueles que pugnam pela moralidade neste país. A primeira foi a decisão do STJ de manter o juiz Fausto de Sanctis(foto) à frente do processo da operação Satiagraha, que investiga as bandalheiras do banqueiro Daniel Dantas. Ao mesmo tempo determina o andamento de todas as ações que estavam paralisadas por decisão judicial. É um estímulo àqueles que cumprem o seu dever, como o delegado Protógens Queiroz também perseguido por não se curvar aos interesse de mafiosos deste país.

A segunda derrota da impunidade foi a decisão do STF de manter na prisão o governador afastado do DF, José Roberto Arruda. Ele é protagonista do maior escândalo de propinagem já visto na vida pública. O episódio de dinheiro em meias, bolsas e cuecas dessa quadrilha de maus políticos de Brasília é chamado também de “Demsalão”, ou o mensalão do DEM.

Os Tribunais Superiores, desta forma, cumprem o seu dever de guardiões das leis, não permitindo que o crime organizado continue espalhando seus tentáculos em estruturas públicas. Serve de alerta àqueles que ainda continuam metendo a mão no erário público, crentes na impunidade. Acham que cadeia é só para os desprovidos de poder.

Com isso, Daniel Dantas vai voltar a ter pesadelos. José Roberto Arruda, com a manutenção da prisão, vai definhando seu poder político cada vez mais. Moralmente já está morto. Ainda tem pela frente o processo de impeachment já aprovado pela Câmara Distrital. Tem 20 dias para apresentar defesa. Para preservar os direitos políticos pode até renunciar ao mandato. Mas já está maculado para todo o sempre. Que seja o primeiro de uma série de muitos outros bandidos que estão na vida pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário