quarta-feira, 14 de abril de 2010

MEMÓRIAS DO RÁDIO: CARTAS DE OUVINTES

Ao longo de vinte anos de trabalho na imprensa maranhense, criei o hábito de colecionar cartas de ouvintes dos programas por mim apresentados. Muitas delas revelam o carinho e o respeito que nutrem com este formador e opinião. É o reconhecimento ao trabalho desenvolvido com extrema dedicação. Fazer uma releitura, após algum tempo, é voltar ao passado e reviver grandes momentos que marcaram uma trajetória profícua.

Nos últimos dias, tenho dedicado algum tempo, geralmente aos finais de semana, para reler muitas dessas cartas. A partir de hoje, sempre que achar conveniente, estarei publicando, na íntegra, alguns desses escritos de ouvintes.

Começo pela carta da ouvinte Vera de Jesus Mendonça Freitas, residente no povoado Enseada Grande, em Matinha.

Enseada Grande, 17/03/2003

Meu caro amigo Gilberto Lima

Saúde e paz em abundância

Inicio esta carta lhe desejando muita paz e muita saúde. Até porque sem saúde não há vida: e sem paz, não há vida digna de ser vivida.

Primeiramente quero de coração lhe agradecer pela cópia da fotografia. Eu esperava original para colocar no álbum, mas tudo bem. Obrigada pelos jornais, pela mensagem e pelo respeito e carinho que você tem por nós. Quero lhe dizer que não ficarei órfã das suas palavras, das suas mensagens, se você, sempre que puder, enviar-me uns jornais. Gosto muito de ler de estar informada sobre tudo que acontece lá fora. Fiquei órfã da sua voz linda e ativa, que rasga o verbo e clama por justiça social.

Há pessoas que acham a televisão mais importante que o rádio. Eu, particularmente, acho o rádio. E foi através desse meio de comunicação tão importante que encontrei um grande amigo. Uma pessoa muito querida, autêntica e transparente, pela qual se percebe a sinceridade para com os outros. Essa grande pessoa chama-se GILBERTO LIMA. Alguém que eu estava precisando para fazer parte do meu quadro de amigos, onde, atualmente, são poucas as pessoas que têm essa credibilidade. Apesar da nossa pouca convivência, descobri que você é uma pessoa muito especial, porque passa confiança às pessoas que estão ao seu redor. Seja sempre constante e persistente, caminhe reto para frente e para o alto, mantenha firme sua coragem na ação de cada dia em busca do seu ideal.

Os derrotados são os que se entregam à derrota, e não os que lutam e confiam na força maior, que a do Pai Celestial. Por isso, meu querido Gilberto, não se dê por derrotado quando não conseguiu algo. Continue lutando e buscando aquilo que vai fazê-lo feliz e aos outros também. Tornar a vida uma experiência positiva é saber cultivar a amizade de alguém de maneira especial. Quero sempre encontrar amigos como você. Por isso, cultivo sua amizade porque confio nela.

Gilberto, uma grande pessoa é aquela que faz nascer dentro da gente uma grande amizade. Para mim, você é enorme.

Meu querido, quando você retornou à Rádio Educadora, os ouvintes ligavam agradecendo e parabenizando-lhe pela volta. Eu fiquei voando e me perguntava, por que tanto agradecimento? Depois eu compreendi. Por que você merece simplesmente o máximo. Eu não consigo entender por que tem pessoas que lhe detestam. Será que é pelo simples fato de você não ser maranhense? Certo dia, uma mulher ligou pro Abrindo o Verbo, dizendo que você devia ir embora, se preocupar com os políticos do Piauí, e não do Maranhão. Que pena! Essa pessoa está profundamente adormecida e ainda não tomou consciência da nossa realidade. E o pior, não procurar enxergar as coisas com a razão, simplesmente com os olhos.

Deus nos coloca diante da vida com os olhos abertos para tudo enxergar, por isso enfrente e lute pelo seu ideal. Você é piauiense de nascimento e maranhense de coração. Portanto, fique onde seu coração elegeu.

Meu anjo, você muitas das vezes é odiado porque denuncia as irregularidades. Jesus Cristo, há dois mil anos, foi perseguido, martirizado, porque anunciava a justiça, mas os doutores da lei achavam que ele blasfemava. Todo aquele que proclama a verdade é odiado por aqueles que se acham donos da lei. Eles lhe odeiam porque você não reza na cartilha deles. Por outro lado, luta por uma sociedade mais justa, onde os menos favorecidos possam ser privilegiados.

Oro sem cessar pra que você retorne aos microfones da Rádio Educadora, com mais um Maranhão Urgente! O programa verdade. O Maranhão está melancólico com a sua ausência no rádio. Seu trabalho é nota 10. Você faz um jornalismo sério e brilhante.

Que o nosso bom Deus lhe dê muita força, paz, coragem e garra, pra que você possa lutar contra todo tipo de violação que impede a felicidade.

Apesar de não lhe conhecer pessoalmente, apenas de nome e por fotografia, mas o seu nome diz tudo:

Gentil e generoso
Íntegro
Lutador
Benquisto
Excelente profissional de rádio e jornalismo
Radical, realista e responsável
Transparente e tarimbado
Otimista

Leal
Idealista
Modesto e muito querido
Amável, amigo e atencioso

Gilberto, por onde você passar deixe a marca de sua presença tão querida. Que bom seria que o mundo tivesse mais pessoas assim como você. ADMIRO-TE MUITO. Quando se sentires perseguido leia: Mateus 5, 1-12 e Salmos 18, 23, 27 e 91.

Aqui vou finalizando como o coração apertado e os olhos marejados de lágrimas por saber que só poderei ouvir a sua voz por telefone. Onde estiver, sinta-se abraçado por mim. Um forte abraço e um grande beijo no seu coração.

Da amiga de hoje e de sempre, Vera de Jesus

4 comentários:

  1. Gilberto e aquele cara que tinha por pseudônimo " Wilson do São Francisco", parece que é isso. Que se matou e mandou uma carta pra ti, eu lembro que tu leu a carta de despedida dele e chorou, porque mesmo ele se matou?

    ResponderExcluir
  2. Carlon,

    Era "Mauro, do São Francisco". Com sua voz marcante, costumava participar de muitos programas. Na erdade, era Ruy Saldanha. Momentos antes de reorrer ao suicídio, por afogamento, na Lagoa da jansen, ele deixara uma carta na portaria da Rádio Educadora. Era uma despedida, numa manhã de domingo. Infelizmente, ele passava por problemas de saúde. Fala-se em depressão. Ainda tenho essa carta. Em breve, estarei publicando no blog.

    Um abraço,

    Gilberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Gilberto Lima, bom dia. Sei que faz muito tempo, mas o senhor ainda teria algum dado desse suicídio? Estou fazendo um artigo sobre a Lagoa da jansen e um caso desse me serviria bem. Qualquer coisa ja ajuda. Obrigado desde já.

      Excluir
  3. Sr. Gilberto, bom dia. Sei que faz muito tempo, mas o senhor ainda teria algum dado desse suicidio? Estou fazendo um artigo a respeito da lagoa da jansen e isso seria fundamental. O senhor teria o dia do ocorrido ou qualquer coisa parecida? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir