Acabo de receber, nesta quinta-feira, a seguinte mensagem, via celular: "Rede Globo Torpedão Campeão! Tim, Oi, Claro e Vivo! Você ganhou 1 Gol 0Km + 13 mil! Inf.: ligue grátis de telefone residencial para (85) 9164-6093 ou (85) 9963-0442, senha 0001". A mensagem foi enviada do celular (085) 9963-3042.
Obviamente que não cairei na tentação de atender ao chamado tentador, pois entrarei numa roubada. Essas mensagens estão sendo enviadas para milhares de celulares em todo o país por golpistas que induzem incautos a transferir dinheiro para contas informadas por eles. Essa seria a condição para que os tais prêmios sejam liberados. As mensagens são enviadas de celulares de bandidos que cumprem penas em presídios e pertencem a facções criminosas.
Esse tema foi abordado no Jornal Nacional, edição de quarta-feira.
Jornal Nacional, da Globo, revela modus operandi dos golpistas
Se a pessoa tem dinheiro em conta, eles pedem uma quantia para liberar o prêmio. Se a pessoa tem saldo negativo, pedem cartões para celular pré-pago.
Cometer crimes dentro da cadeia não é exclusividade dos presos de São Paulo. No Ceará, detentos têm feito vítimas com um golpe antigo, mas reciclado.
Mas, se o saldo for positivo:
A vítima é orientada a transferir dinheiro para uma conta:
- Agência 4453 e, agora, confirma.
A taxa cobrada para a suposta "liberação do prêmio" também varia. Uma das vítimas, de Minas Gerais, perdeu quase R$ 10 mil em depósitos seguidos.
Um levantamento feito pelo promotor Francisco Marinho constatou que, em apenas três meses, os criminosos fizeram 1,2 mil ligações. Enganaram 171 pessoas em 12 estados.
"A pessoa entra em pânico com o sequestro virtual. E o golpe da casa sorteada não: a primeira sensação é de euforia, de alegria, de esperança".
O rastreamento de sinal comprovou que parte das ligações teve origem num presídio da Região Metropolitana de Fortaleza. A promotoria quer saber, agora, quem aplicou os golpes. Os números de telefones usados são de pessoas que disseram ter vendido ou perdido os celulares.
Os donos das contas usadas para depósito também estão sendo investigados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário