Quem depende do transporte coletivo em São Luís sofre com o péssimo estado da frota. É comum encontrarmos verdadeiras latas-velhas no prego diariamente, deixando passageiros indignados. Se houvesse uma fiscalização rigorosa, com certeza, pelos menos 30% da frota de coletivos já estaria fora de circulação.
As linhas onde com mais ônibus em péssimo estado de conservação são as de bairros mais distantes do centro, como Cidade Operária, Cidade Olímpica, Jardim Tropical, Tibiri, dentre outras.
Na manhã desta quarta-feira, ao passar pelo Parque do Bom Menino, centro de São Luís, flagrei uma dessas sucatas no prego (foto). O problema era no motor. Apenas o motorista tentava resolver o problema, sem nenhum socorro mecânico da empresa. Isso gerou vários transtornos ao trânsito, com engarrafamentos, já que por ali passam diversas linhas de ônibus.
Recentemente, quando a Prefeitura liberou novo aumento nas passagens de ônibus, foi anunciado que 300 ônibus novos seriam incorporados à frota. Até agora poucos são vistos circulando em algumas linhas.
Cabe à Prefeitura realizar uma fiscalização rigorosa para impedir que o cidadão continue sendo desrespeitados por essas empresas que têm ônibus em péssimo estado. Até parece que os empresários mandam e desmandam no sistema. Será que já não estaria passando da hora de se realizar concorrência pública para todas as linhas. Com isso, quem não tiver condições de operar, fechará as portas, ou irá se esforçar para melhorar a qualidade do serviço prestado à população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário