segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ACUSADO DE DIVERSAS IRREGULARIDADES NA SECOM DO GOVERNO JACKSON, ZECA PINHEIRO PODE ASSUMIR COMUNICAÇÃO DA ASSEMBLEIA

Com as bênçãos do empresário Fernando Sarney (irmão da governadora), o ex-secretário da SECOM do governador cassado Jackson Lago, jornalista (e empresário?) Zeca Pinheiro, está em vias de assumir o controle da Comunicação da Assembleia Legislativa.

A informação foi passada ao blog por uma fonte fidedigna. Se isso se confirmar, ficam evidentes as estreitas ligações do jornalista com o empresário, desde os tempos em que o mesmo comandava a Secom do Estado. Abaixo, republico uma postagem do blog do John Cutrim, do Jornal Pequeno, datada de de 1º de outubro de 2009, onde são levantadas suspeitas das relações suspeitíssimas do então secretário com o sistema Mirante.
Zeca e Fernando

Em se confirmando, revela-se quem estava por trás da trama para impedir Ricardo Murad de chegar ao comando da Assembleia. Alguém tem dúvidas?

Com Ricardo no comando da Assembleia, estavam cotados para assumir a comunicação os jornalistas Marcos D´Eça e Valdirene, ambos do Jornal O Estado do Maranhão. O normal seria o empresário defender um desses nomes (ou outros) mais confiáveis ao Sistema que comanda.

Segundo um jornalista do sistema, por trás da indicação de Zeca, estaria um fortíssimo esquema de negócios no ramo da comunicação. Será?

E a governadora, que deveria ter mais forças que o irmão junto à Assembleia, será que está concordando com isso?

E o deputado Arnaldo Melo, aceitaria entregar o controle da comunicação dessa forma, para atender a interesses empresariais? Como ficaria a situação dele, caso fatos gravíssimos venham a ser praticados nessa pasta durante sua administração?

Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos.

Leia abaixo a postagem do blog do John Cutrim

DESAFIO NÚMERO UM DE JACSKON LAGO: SE AFASTAR DOS “TRAÍRAS”


Publicado em 1 de outubro de 2009 por John Cutrim

O governador Jackson Lago (PDT) terá que enfrentar muitos desafios pela frente, caso realmente queira voltar à comandar os destinos dos maranhenses como governador.

Não se fala aqui apenas dos desafios políticos que, além de naturais, com certezas serão muitos. Mas de desafio que será afastar algumas pessoas que podem comprometer o projeto do líder pedetista de voltar ao Palácio dos Leões.

Entre essas pessoas está o ex-secretário de Comunicação do governo Jackson Lago, o jornalista Zeca Pinheiro. A constante presença desse senhor nos eventos políticos onde aparece assessorando e orientando Lago tem incomodado muitos aliados, inclusive dentro do próprio PDT.

Ligação com o Sarneysismo

Um dos aspectos que mais têm incomodados os auxiliares mais próximos de Jackson Lago é relação explícita que Zeca Pinheiro mantém como figuras de proa do grupo Sarney, como é o caso da sua amizade e cumplicidade com o empresário, chefe-maior do Sistema Mirante, Fernando Sarney.

Durante a sua passagem pela secretária estadual de Comunicação, Zeca Pinheiro repassou milhões de reais para o sistema Mirante sob o pretexto de está praticando ‘isenção’ no tratamento dos veículos de comunicação. Mas a história não bem assim.

Algumas fontes, de diferentes jornais e rádios maranhenses, a mesmo de agências publicitárias que prestavam serviços ao governo Jackson Lago, Zeca Pinheiro mantinha muito mais do que uma relação institucional ou de ‘isenção’ com o sistema Mirante. Um agente do setor publicitário afirma que “Zeca tinha uma relação com o sistema Mirante, em particular com Fernando Sarney, que causa estranheza. “Ora, não dava para entender o fato de agente manter o sistema de comunicação que trabalhava explicitamente para derrubar o governador Jackson Lago”, revela.

Um proprietário de um jornal local vai mais longe. Afirma que “enquanto éramos tratados a pão e água, humilhados, tomamos inúmeros chá de cadeira, nunca recebíamos em dia ou 100% dos serviços prestados, no entanto sabíamos que Zeca Pinheiro repassava uma fortuna para os adversários do governo e do governador Jackson Lago”, desabafa.

Indenizações e repasses às vésperas da cassação

Há uma suspeita de que o ex-secretário repassou ao sistema Mirante cerca de 600 mil reais às vésperas da cassação de Jackson Lago, numa operação que visava simplesmente concretizar acertos financeiros entre o então secretário de Comunicação, um empresário do setor publicitário e o diretor do sistema Mirante Fernando Sarney.

Cassação de Jackson lago e a candidatura Fernando Sarney

Outra atitude estranha e altamente suspeita de Zeca Pinheiro foi o seu comportamento depois do governador Jackson Lago ter sido cassado pelo TSE. No dia seguinte à cassação, o mesmo sistema Mirante que foi alimentado com gordas quantias por Pinheiro, começou explorar nos seus veículos de comunicação supostos contratos entre a SECOM e FEPEAD, uma Fundação ligada à Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Uma pessoa próxima ao ex-chefe da Comunicação da gestão pedetista afirma que ele tratou imediatamente de procurar por Fernando Sarney para “prestar contas dos tais contratos e evitar que o seu nome fosse exposto ou vinculado a esquemas de corrupção. Ele chegou a entregar documentos ao Fernando Sarney, que lhe garantiu blindagem até hoje. Por isso que não sai nada no sistema Mirante contra Zeca Pinheiro”, afirma.

Para completar o ciclo vicioso entre as duas partes, há informações que dão conta de que o ex-chefe da SECOM seria um dos entusiastas e incentivadores da candidatura de Fernando Sarney a deputado federal.

Ou seja, o governador Jackson Lago deve ficar atento aos movimentos do seu ex-secretário, pois se ele conspirou o tempo tudo estando dentro do Palácio dos Leões, voltará a conspirar contra a eventual candidatura do médico pedetista.

Antes dos desafios políticos, Jackson Lago deverá enfrentar aqueles que são de natureza das suas relações pessoais. Deverá se livrar o quanto antes de pessoas que, além de somar em nada, afugenta aqueles que realmente têm a compreensão político do momento que as oposições enfrenta e que ainda irá enfrentar. (Do blog a Usurpadora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário