Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CGU CONSTATOU IRREGULARIDADES EM CONTAS DE 8 MUNICÍPIOS MARANHENSES


O Fantástico, da Globo, mostrou o descaso na aplicação de recursos públicos federais nos municípios nos municípios de Curralinho (PA), São Sebastião (PA) e Tefé (AM). Segundo o que foi apurado, milhões de reais que deveriam ir para a saúde, educação e saneamento foram desviados.

Os municípios brasileiros são fiscalizados pela Controladoria Geral da União (CGU), por sorteio. Uma das missões da CGU é defender o dinheiro público.

“Nós sorteamos 60 municípios de cada vez, no auditório da Caixa Econômica, no mesmo lugar onde se faz o sorteio da Mega-Sena, aberto para a imprensa, para todo mundo que quiser ver”, afirma o ministro Jorge Hage Sobrinho, da Controladoria Geral da União.

No último sorteio, os relatórios da CGU apontaram São Sebastião da Boa Vista, Curralinho e Tefé como os casos mais graves de desvio de dinheiro público. E o Fantástico mostra como esses desvios prejudicam a população.

Em março de 2010, a CGU-Controladoria Geral da União constatou irregularidades na aplicação de recursos públicos em oito municípios maranhenses. Foram investigados Água Doce do Maranhão, Arari, Mata Roma, Penalva, Senador La Roque, Benedito Leite, Bequimão e Nova Colinas.

Acessei os relatórios dessas auditorias e extrai algumas fotos de irregularidades nos municípios de Arari e Mata Roma. O Caso mais grave é na aplicação de recursos da educação. Em muitos casos, os municípios alugam verdadeiras taperas para funcionamento de escolas na zona rural.
"Escolas" em Arari

Salas de aula - Arari



Sala de aula


Banheiro de escola em Mata Roma

Em Arari, foram constatadas irregularidades em diversas licitações. Uma das empresas vencedoras de licitações, a Ômega Distribuidora, foi alvo de investigação na operação Rapina I, conforme informação constante do relatório da CGU. O relatório afirma que o responsável pela empresa, preso na operação, participava de fraudes a processos licitatórios.





Nenhum comentário:

Postar um comentário