Rádio Voz do Maranhão

sábado, 29 de outubro de 2011

SÃO LUÍS INTRAFEGÁVEL: Buraqueira e lixo nas ruas infernizam vida de motoristas e de moradores do Jardim São Cristóvão I


Apesar de várias denúncias nos veículos de comunicação, a Prefeitura de São Luís continua ignorando os problemas de infraestrutura no Jardim São Cristóvão I. 

Na manhã deste sábado, fiz questão de checar in loco reclamações de ouvintes do programa “Comando da Noite”, apresentado por mim na Rádio Capital AM.

Na Rua Antônio Dino(fotos abaixo), no cruzamento com a Rua 31 de dezembro, proximidades do Mix Mateus, além das enormes crateras, existe uma galeria aberta no meio da via, o que dificulta ainda mais o tráfego de veículos. “Aqui, passaram quinze dias só para enterrar seis tubos da drenagem. Depois, abandonaram esse buraco aberto e nunca mais voltaram. Isso aqui ficou pior do que estava. Nessa ultima chuva forte, esse trecho ficou completamente alagado”, diz um motorista que passa todos os dias pelo local.



Outro trecho que apresenta dificuldades para motorista é no cruzamento da Rua Nova Betel com a Rua 31 de dezembro(fotos abaixo). Os buracos estão por toda a parte da rua. “Tivemos que comprar material e pagar uma pessoa para espalhar, numa tentativa de permitir a passagem de veículos. Tenho uma empresa aqui e o prejuízo é enorme. Entra governo e sai governo e nós continuamos nesse abandono eterno”, desabafa uma pequena empresária.



Na Rua Santo Antônio(fotos abaixo), também no cruzamento com a Rua 31 dezembro, deparei-me com o drama da pequena comerciante Francisca Maria, dona do pequeno restaurante Nordestino. No cruzamento dessas duas ruas, três enormes crateras dificultam o tráfego de veículos e aumentam a tormenta da comerciante. “Há pouco tempo, eu tinha um clientela boa. Agora, com todo esse descaso, meu restaurante só vive vazio. Quem vai encostar com toda essa sujeira na rua? Além disso a poeira é muito grande”, desabafa Maria.



A comerciante acrescenta que há dois meses umas máquinas só fizeram uma raspagem e espalharam barro, mas não colocaram asfalto. “O pior é que eles disseram que só vão voltar agora no período da eleição, no próximo ano, por orientação da Prefeitura. É sinal que vamos passar muito tempo nesse sofrimento. Estou pensando em entrar na justiça com uma ação de indenização contra a Prefeitura”, acrescentou ela.
Estive também no cruzamento da Avenida 2, com a Rua 31 dezembro(fotos abaixo). Essa é uma via importante, pois serve de escoamento do tráfego de ônibus que seguem com destino ao Terminal de Integração do São Cristóvão. O abandono desse trecho já tem mais de dois anos e a Prefeitura se limita apenas a fazer paliativos. Como o trecho não foi asfaltado, todo o material da campactação foi levado pelas águas da última chuva forte. No local, já existem duas crateras enormes, o que está dificultando até a passagem de ônibus. Infelizmente, é mais um descaso da Prefeitura de São Luís.



Na Av. Guajajaras(fotos abaixo), no trecho entre o Banco do Brasil e o Mix Mateus, dezenas de buracos atrapalham o trânsito. Depois de várias denúncias, deparei-me com uma equipe da operação tapa-buracos. Uma medida paliativa que não resolve, pois, em pouco tempo, esses buracos volta a aparecer.


É comum encontrarmos terrenos baldios transformados em lixões. Um deles está na Rua Antônio Dino(fotos abaixo). No local, além do lixão, tem chorume e água acumulados, o que pode contribuir para a proliferação de doenças.


São cenas de uma São Luís que não aparece na propaganda institucional.



Um comentário:

  1. Conheci São Luis a 11 anos e de lá pra cá continua piorando as condições dos asfaltos e lixos a céu aberto.Que pena o descaso dos governantes de uma terra tão linda.

    ResponderExcluir