Rádio Voz do Maranhão

sábado, 18 de agosto de 2012

Edivaldo Holanda Júnior cresce e ameaça liderança de Castelo


Encerrada a primeira fase da campanha eleitoral, a terceira pesquisa Escutec/O Estado de intenções de votos para prefeito de São Luís – última antes do horário eleitoral gratuito no Rádio e na TV, que começa na próxima terça-feira, dia 21 – revela cenário praticamente inalterado em relação ao levantamento do final do mês de julho.

Todos os candidatos, exceto o ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), candidato da coligação “Construindo uma Nova História”, oscilaram dentro da margem de erro, de três pontos percentuais para mais, ou para menos.

Segundo o Escutec, se as eleições fossem hoje na capital maranhense, o prefeito João Castelo (PSDB), candidato na reeleição pela coligação “Pra Fazer Muito Mais”, estaria em primeiro lugar, com 32,6% – ele tinha 33,5% em julho.

O deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC), da coligação “Muda São Luís”, trocou recentemente algumas peças do comando da campanha e já está na segunda colocação. Ele oscilou positivamente dentro da margem de erro e agora aparece com 21,6% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, ele tinha 19,8%.

Queda

O ex-prefeito Tadeu Palácio perdeu 3,5 pontos percentuais em relação à última consulta e, agora, tem 16,6%. O candidato pepista é quem registra a maior queda desde que as pesquisas Escutec/O Estado começaram a ser divulgadas. No primeiro levantamento ele aparecia com 25,3%, tecnicamente empatado com Castelo. Depois, caiu para 20,1%, mantendo a segunda colocação, então tecnicamente empatado com o Holanda Júnior, e, atualmente, já foi ultrapassado por ele.

O processo que enfrenta na Justiça Eleitoral desde que registrou a candidatura pode ser o fator preponderante para essa queda de rendimento. Palácio teve a candidatura impugnada pelo candidato a vereador Genival Alves (PRTB). Ela foi deferida pelo juiz José Américo Abreu Costa, da 1ª Zona Eleitoral, mas Alves recorreu ao TRE, que também confirmou a candidatura.

Semana passada, o candidato a vereador garantiu que recorrerá novamente, desta vez ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). À reportagem de O Estado, Tadeu Palácio disse que, apesar de ter confiança da vitória na Justiça, sabe que esse tipo de ação acaba por causar dúvida no eleitor.

Crescimento

O candidato da coligação “Juntos Por São Luís”, vice-governador Washington Luiz (PT), mantém a tendência de crescimento. Na consulta do início de julho ele tinha 3,4%, depois, no final do mês, aparecia com 5,4% e, na terceira pesquisa já é citado por 6,1% dos entrevistados.

O petista é seguido de perto pela deputada estadual Eliziane Gama (PPS), com 5,3%. A popular socialista mostrou novo fôlego após grande queda entre a primeira e a segunda pesquisa. Ela tinha 8,8%, caiu para 3,9% e, agora, cresceu 1,4 ponto percentual.

Em sexto lugar vem Haroldo Saboia (PSOL), da coligação “São Luís: o Caminho é pela Esquerda”, com 1,9%; tecnicamente empatado com Marcos Silva (PSTU), que tem 1,4%. O candidato Ednaldo Neves (PRTB) foi citado por 0,1% dos entrevistados pelo instituto Escutec.

Não sabem ou não responderam são 9,9% e outros 4,5% disseram não votar em nenhum destes candidatos.

A terceira pesquisa Escutec/O Estado foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dia 13 de agosto, sob o protocolo MA-087/2012. O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 17 de agosto, com 800 entrevistados. A margem de erro da consulta é de três pontos percentuais. Para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Com informações de O Estado e do Blog do Gilberto Léda

Um comentário:

  1. É engraçado como cada um viu essa pesquisa de um jeito diferente. Eu vi que com a taxa de rejeição de Castelo caindo e com as intenções de voto subindo, ele tem grande chance de conseguir definir isso em primeiro turno, principalmente pelo fato dos números do Edivaldo parecerem irrisórios. Os outros então... nem se fala...

    ResponderExcluir