Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Imagens do incêndio que causou pânico no Hospital Carlos Macieira


Um incêndio de grandes proporções, na manhã desta segunda-feira (13), causou pânico no Hospital Carlos Macieira, antigo hospital do Servidor do Estado. Pelas informações, o fogo teria se originado de um curto-circuito na instalação elétrica de um aparelho de ar condicionado, localizado no setor de documentação de Recursos Humanos e da Farmácia. No entanto, essa informação não foi confirmada pela direção do Hospital que prefere aguardar o resultado da perícia.



O incêndio começou por volta das 10h15 e, rapidamente, as chamas se espalharam por boa parte do primeiro andar. Com a demora do início da operação por parte do Corpo de Bombeiros, o fogo chegou ao segundo andar. Os primeiros carros dos bombeiros a chegar ao local, depois de mais de meia hora, não tinham água suficiente para chegar aos focos do incêndio. Mesmo depois da chegada do carro com a escada magirus, as dificuldades continuaram devido à falta de água suficiente. Somente com a ajuda de carros-pipas, da operação de emergência de abastecimento, é que foi possível, depois de quase duas horas, debelar o fogo nos principais focos de incêndio.



Segundo informações do Secretário Adjunto de Saúde, José Márcio Leite, todos os pacientes foram retirados e distribuídos nas Unidades de Pronto Atendimento da Capital. Ele aproveitou também para agradecer ao apoio recebido do Samu e de Hospitais particulares que disponibilizaram ambulâncias para o socorro de pacientes.



O pátio do hospital ficou tomado de colchões e diversos materiais. Diversos profissionais de saúde também precisaram ser socorridos pelas equipes médicas porque chegaram a passar mal diante da possibilidade de o fogo se espalhar por todo o hospital.

Os secretários de saúde, Ricardo Murad, e da Segurança, Aluísio Mendes, foram acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros na luta para debelar o incêndio.



Segundo técnicos ouvidos pela reportagem do blog, a alta temperatura pode ter comprometido parte da estrutura do prédio, havendo riscos de desabamentos. Segundo bombeiros que participaram da operação de combate ao incêndio foram constatadas rachaduras em partes da estrutura atingida pelo fogo.

A Secretaria de Saúde informa que todos os profissionais que deveriam trabalhar na tarde de hoje devem se dirigir ao Hospital Geral, pois serão distribuídos para outras unidades de Saúde.



A falta de estrutura do Corpo de Bombeiros para lidar com grandes incêndios

Nesse episódio, fica o triste registro da falta de condições técnicas para que o Corpo de Bombeiros de São Luís tenha condições de combater incêndios de grandes proporções. Ficou evidente a falta de equipamentos adequados para esse tipo de operação. Somente duas horas e meia após o início do incêndio foi que conseguiram controlar as chamas. Por muita sorte as chamas não avançaram para outras áreas do hospital. Andou-se perto de uma tragédia sem precedentes. Fica evidente a necessidade urgente de investimento em equipamentos novos para aparelhar o nosso Corpo de Bombeiros. Vivemos numa metrópole com mais de 1 milhão de habitantes e não podemos ter um um CB especializado só no combate a queimadas em mato. São Luís está repleta de grandes edifícios, grandes condomínios, e não pode ficar refém da falta de visão de determinados gestores públicos que promovem o sucateamento da coisa pública. Salvem o Corpo de Bombeiros!!!!!



Um comentário:

  1. E olha que Rosena diz que esse é o melhor governo da vida dela. Só se for a dela, porque a vida dos maranheses está cada vez pior. Se água é o maior bem de todos, o ludovicense está sem água pra banhar e sem água para os bombeiros. Triste demais.

    ResponderExcluir