Gilberto Lima
A obra vai parar na próxima semana com
somente 900 metros de trilhos implantados.
Não tenho dúvidas que os marqueteiros de
João Castelo estão apostando tudo no tal VLT para alavancar a candidatura do
tucano, afinal ele está estacionado nos 30% e, se não melhorar, vai comer o pão
que o diabo amassou no segundo turno. Essa é mais uma obra eleitoreira, sem projeto
e sem licitação.
Fiz uma visita à obra, na manhã desta
quinta-feira (30), à procura de vestígios de legalidade na empreitada. Percorri
todo o trecho construído e não encontrei uma placa com os dados da obra que
está sendo tocada pela Serveng Engenharia. Só isso, por si só, já seria o
suficiente para determinar o embargo da obra. Pergunto: cadê a licitação? Como
a Serveng foi contratada para fazer essa obra? Onde está o projeto? Qual o
custo e de onde virão os recursos?
Aproveitei para conversar com um dos
encarregados e procurei saber sobre o projeto do VLT. Ele, sem se identificar,
disse que a única coisa que está sabendo é que o VLT vai até o São Cristóvão,
mas que os serviços vão parar agora nos 900 metros porque será necessário
construir uma ponte sobre o canal localizado após o Mercado do Peixe. Ou seja,
na próxima semana, a obra vai parar e acredito que é só isso que vai ter até a
eleição: 900 metros de trilhos e nada mais!
É uma obra - pela complexidade - que ficará pronta em menos de dois anos, levando em conta o trajeto que vai ser feito até o
bairro do São Cristóvão. Saindo do aterro do Bacanga, por onde seguirão esses
trilhos? À margem da Av. dos Africanos, sobre o mangue? Não acredito, pois muitos
estabelecimentos comerciais deveriam ser indenizados. Seguirão pelo canteiro
central, deslocando-se os postes da rede de iluminação? É possível, mas não é
coisa simples!!! Enfim, para mim, é uma obra sem pé nem cabeça! É coisa da cabeça
de um prefeito megalomaníaco e desesperado que acha que todo mundo é otário para acreditar
nessas obras eleitoreiras.
Um projeto dessa magnitude deveria ter
sido discutido com o conjunto da sociedade civil organizada e com técnicos
especializados em mobilidade urbana. Se assim não procedeu, a Prefeitura age de
forma autoritária e sem nenhuma transparência. Na verdade, transparência não é
coisa das administrações de João Castelo. Ele é o cara! Ele pode tudo! Não deve
satisfações de seus atos, enquanto gestor público, a ninguém. Antes que eu
esqueça: por anda o Ministério Público, o promotor da probidade administrativa,
que não se mexe para fiscalizar os desmandos do Castelo?
Sinceramente, espero que a população de
São Luís, que sente na pele o descaso dessa administração caótica, não caia
nesse verdadeiro conto do vigário. Eu até diria que o significado de VLT seja
Vamos Ludibriar Tolos.
Cuidado com a "censura legalizada" Gilberto! Você já pode ter entrado na lista, embora esteja falando somente a verdade.
ResponderExcluirÉ amentável caro blogueiro. concordo quando vc diz que é uma obra mal estruturada só p conseguir votos p reeleição do candidato CAostelo. porém acredito que Deus é mais. E São LUís conseguirá deixar p traz CAostelo e suas obras desastradas, começando com um gestor novo com propostas novas.
ResponderExcluirPara não falar da adutora da CAEMA que leva água para toda a região do Itaqui-Bacanga e passa exatamente embaixo do Canteiro Central da Av. dos Africanos, cujo remanejamento exige não só estudos técnicos de engenharia, mas também estudos de viabilidade econômica financeira.
ResponderExcluirUM GOVERSO DCE TRANSPARENCIA...
ResponderExcluirmas onde?
até agora só soube da construção do VLT, não soube dos estudos tecnicos, sobretudo dos impactos ambientais, custos, ETC.
Bem, deve ser por isso que nas escolas do municipio não tem aulas, é pra manter o povo ignorante e votar em quem só tem labia.