As ações lúdicas nas áreas esportiva, recreativa e de lazer, compreendendo serviços de saúde e orientação, tiveram a coordenação da secretaria de Desporto e Lazer (Semdel). Presente logo nas primeiras do evento, o secretário Raimundo Penha acompanhou de perto as atividades e liderou a equipe da Semdel no desenvolvimento dos trabalhos.
“É uma maneira da comunidade aproveitar os espaços públicos. Os moradores precisam tomar as praças para o lazer”, afirmou Penha, ao ressaltar o total apoio da comunidade ao projeto. Uma grande quantidade de pessoas participou das atividades, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos.
Devidamente acompanhada dos pais, as crianças puderam se divertir em muitas opções de brincadeiras, como amarelinha, pula corda, corrida de saco, pintura de rosto, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, voleibol, jogo de travinha entre outros. O conhecimento também não ficou de fora. Ficaram disponíveis às crianças salas de leitura da Biblioteca do Sesc e a oficina de brinquedos com material reciclável. Na parte de prestação de serviços, bancas foram montadas para a aferição de pressão, corte de cabelo, teste de glicemia etc.
Uma das instituições parceiras, a Ordem dos Advogados do Brasil / Seção Maranhão instalou um ponto na praça onde advogados estiveram à disposição da população no intuito de disponibilizar orientação jurídica. “O nosso papel foi de esclarecer e auxiliar os moradores referentes a dúvidas com relação a demandas que envolvem a Justiça”, explicou o vice-presidente da Comissão dos Jovens Advogados da OAB, Thalys Hermes.
Com apenas 8 anos, o garoto Eric Luiz era só empolgação depois de ter brincado no pula-pula e, logo depois, participado do futebol de travinha. “Foi uma boa, gostei de todos os brinquedos. Alguns deles fazia tempo que não brincava mais”, disse.
O Instituto de Paisagem Urbana colaborou com a distribuição de mudas. Servidores do órgão entregaram folhetos dando orientações de como fazer o plantio. A assessora técnica do Impur, Rosa Carvalhal, destacou o projeto como uma forma da comunidade se aproximar das secretarias.
As ações são sempre realizadas em locais públicos (praças, ruas e outros) com a assistência de pessoal técnico especializado, ocupando um dia do final de semana da localidade escolhida. A Semdel defende a inclusão do lazer como parte da política de atuação da Secretaria. Para isso, utiliza no projeto meios recreativos e de lazer, proporcionando a satisfação pela sociabilidade e afetividade às comunidades de São Luís.
Nenhum comentário:
Postar um comentário