quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Pão de Açucar é acusado de racismo por manter manequim negro em SP

Da Redação
do Conexão Jornalismo

Um negro com os pés acorrentados carregando um grande cesto. O cenário não daria margem a dúvidas. A tradução mais simples é a que representa um ser que vive as agruras da escravidão. E o Carrefour pagou para ver. E está vendo. A estátua instalada na unidade do supermercado no bairro da Vila Romana, em São Paulo, está causando revolta nas redes sociais desde o dia 19 de agosto. 

A comunidade negra se sentiu ofendida e considerou de extremo mau gosto a imagem de uma criança negra sendo utilizada para "decorar" a área destinada a produtos de panificação do supermercado. Após a foto ser postada no perfil Mundo Negro, uma enxurrada de comentários indignados se espalhou pelo Facebook. Entre as razões apra a revolta, a imagem da criança negra carregando um pesado cesto de pães faz apologia ao trabalho infantil, já que o cesto é de proporções incompatíveis à estatura da criança e seria um sacrifício seja pelo tamanho ou pelo peso para ser carregado.

Além disso, revotou a inclusão de grilhões no pé da criança, rementendo à escravidão, além da infeliz escolha, por usar, mais uma vez, uma criança negra nestas condições ser utilizado para "decorar" uma área de grande circulação do supermercado.

Apesar de o perfil da empresa no Facebook já ter se desculpado pela gafe infeliz e informado que o objeto já havia sido retirado da loja, os protestos - e críticas - na rede social continuam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário