
Esses 13 Escritórios agora funcionam na
Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, França, Holanda, Argentina,
Peru, Estados Unidos (três) e no Japão. Isso demandou um prolongado trabalho
das áreas técnicas da Embratur, para encontrarmos o melhor formato jurídico que
permitisse a sua contratação e, ao mesmo tempo, assegurasse regras rígidas de
execução do contrato, visando a maior produtividade. É uma conquista que me
orgulho de ter coordenado, legando mais uma contribuição para a promoção do
Brasil.
Além disso, apesar das limitações
orçamentárias, conseguimos garantir um ritmo de ações promocionais que nenhum
país mantém. A Embratur realizou, ao longo de 2013, 187 ações no exterior, com
duração média de dois dias cada. Isso significa que, na prática, realizamos um
evento para cada dia do ano de 2013, projetando a cultura e as paisagens
brasileiras nos principais mercados do planeta.
Entre os eventos, destaco a realização
dos Seminários “Goal to Brasil”, novidade lançada na nossa gestão, que foi premiada
este ano em três categorias do Prêmio Stevie Awards, espécie de Oscar das ações
de promoção. Com esse projeto, já capacitamos mais de 2 mil operadores e
agentes de turismo estrangeiros, preparando-os para vender viagens para o
Brasil com um grande volume de informações.
O resultado dessas ações é que
encerramos 2013 como o melhor ano da história para a economia do turismo. Foram
mais de 6 milhões estrangeiros visitando nosso país, marca nunca antes
alcançada. Esse número representou, de janeiro a novembro, mais de 6 bilhões de
dólares trazidos para nossa economia por meio desses turistas e injetados em um
setor que equivale a 3,6% do PIB do Brasil, ajudando a gerar empregos diretos e
indiretos para mais de 10 milhões de pessoas.
Esse êxito é fruto de um planejamento
acertado da Embratur, que tem aproveitado a oportunidade proporcionada pelos
megaeventos para alimentar um ciclo virtuoso de crescimento médio de 5% ao ano
no turismo brasileiro, bem acima da média mundial. A Copa das Confederações, a
Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo interessam não apenas pelos
turistas que trazem durante os dias de evento. A exibição desses eventos pela
TV, para bilhões de pessoas no mundo todo, garante uma grande exposição que,
bem trabalhada, está consolidando o turismo brasileiro em um novo patamar.
Outra frente de trabalho que deixo bem
implantada na Embratur é a imprescindível preocupação com a competitividade dos
produtos brasileiros, pois a melhor ação promocional que pode existir é cobrar
preços justos por serviços de boa qualidade.
Assim, vai chegando ao fim a minha
gestão na Embratur. Em 2014 estarei integralmente dedicado ao movimento
Diálogos pelo Maranhão. Já visitamos mais de 60 municípios, ouvindo a
população, conhecendo melhor a realidade de cada cidade e discutindo soluções
para os graves problemas sociais do nosso Estado.
Como faço desde que tinha 15 anos de
idade, continuarei lutando muito contra as injustiças. Não aceito que o
Maranhão figure em último ou penúltimo lugar nos indicadores sociais, nem que
continue todo dia sendo alvo de notícias negativas na mídia nacional, a exemplo
da atual crise na segurança pública.
Tenho fé de que em 2014, juntos, vamos
virar a página da política ultrapassada que aí está e escrever uma nova
história para o Maranhão, com desenvolvimento, igualdade e democracia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário