
Com o resultado que se desenha para este
ano, mantemos a marca de crescimento acima da média mundial. No ano passado,
por exemplo, crescemos 5% ante 3% da média planetária. Esse êxito é fruto de um
planejamento acertado da estratégia promocional da Embratur, que tem
aproveitado a oportunidade proporcionada pelos megaeventos para gerar um ciclo
virtuoso no turismo brasileiro. A Copa das Confederações, a Jornada Mundial da
Juventude e a Copa do Mundo interessam não apenas pelos turistas que trazem
durante sua realização. A exibição desses eventos pela TV, para bilhões de
pessoas no mundo todo, garante uma grande exposição que, se for bem trabalhada,
vai consolidar turismo brasileiro em um novo patamar.
E é o que temos feito, ao realizar um
evento por dia útil no exterior, incluindo a ação que criei em minha gestão, o
premiado Goal to Brasil, em que reunimos operadores de turismo dos países que
mais enviam turistas para cá e fazemos uma verdadeira imersão em Brasil,
passando informações detalhadas sobre andamento das obras para a Copa e de nossos
principais destinos turísticos. Com isso, já capacitamos mais de 2 mil
operadores de turismo, preparados para vender viagens para o Brasil com um
grande volume de informações.
O crescimento da entrada de turistas
estrangeiros representa ganhos econômicos diretos para, pelo menos, 10 milhões
de brasileiros que ganham sua vida trabalhando com turismo. Obviamente, o
impacto econômico da entrada de dólares se espraia por vários outros segmentos
da sociedade. Este ano, o país já recebeu 5,6 bilhões de dólares entre janeiro
a outubro de 2013, um recorde histórico para o período. Convertido em moeda
nacional, esse montante significou uma receita de R$ 12 bilhões para o país –
10,7% a mais que no mesmo período do ano passado. Para se ter uma ideia do que
esses quase R$ 12 bilhões representam para o país, é mais do que entrou em
nossa economia por meio de importantes indústrias, como a automobilística, que
gerou US$ 4,6 bilhões de janeiro a outubro deste ano. E é muito próximo do
valor que ingressou em nossa economia com as exportações do setor de papéis e
celulose.
Para ampliar ainda mais a importância
desse setor na economia, na Embratur estamos apostando também na diversificação
do perfil dos turistas, para seguir sempre crescendo. Por isso, encontrei na
semana passada com a ministra da Cultura Marta Suplicy para debatermos os
próximos passos da promoção dos patrimônios históricos brasileiros. A primeira
edição do plano já está em andamento, com investimento de R$ 3 milhões por
parte da Embratur. Faremos, em março, uma exposição em Madri de nossos 12
patrimônios reconhecidos pela Unesco. O Centro Histórico de São Luís estará
presente. Ainda em 2014, faremos press trips, trazendo jornalistas para
conhecer nossas cidades históricas, como já fizemos dez vezes com o Maranhão no
período em que estou à frente da Embratur.
São ganhos os quais me orgulho de ter
ajudado a nascer nos últimos dois anos e meio em que estive à frente da
Embratur por determinação da presidenta Dilma. Período este que vem chegando ao
fim, para que possa me dedicar a outras missões, como o movimento Diálogos do
Maranhão e a pré-campanha para o governo do Estado. Espero, também nessas novas
funções, poder continuar contribuindo com o desenvolvimento do Maranhão e do
Brasil.
Desculpe Gilberto Lima, gosto muito de você, do seu programa, admiro a sua luta mas eu, particularmente, não acredito em nada que político fala. Todos e todas, pra mim, são um monte de gente "querendo se dá de bem" e só isso.
ResponderExcluirGuia de empresas da cidade de Santa Isabel/SP:
ResponderExcluirhttp://santaisabelsp.blogspot.com.br/