Marcus Vinicius tem recebido críticas sobre suposta ligação com o ex-presidente Sarney
O presidente nacional da OAB tem recebido críticas sobre suposta ligação com o ex-presidente Sarney. A coluna Painel da Folha de São Paulo acusou o presidente de ter fechado os olhos para a crise e permanecido em silêncio por interesses particulares. Para quem não sabe, Marcus Vinícius, que é maranhense mas fez carreira na área do judiciário piauiense, conseguiu fazer os Sarneys voltarem ao Poder.
Em abril de 2009 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a cassação do então governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e de seu vice, Luís Carlos Porto, e determinou que o governo seja imediatamente assumido pela senadora Roseana Sarney (PMDB), segunda colocada na eleição de 2006. Marcus Vinícius foi elogiado por fazer a defesa oral e usar de argumentações suficientes para superar os adversários do clã Sarney. Desde então o atual presidente da OAB nacional carrega esse fardo.
LEIA NOTA A BAIXO:
VEJA NOTA NA COLUNA PAINEL:
O jornalista Bernardo Mello Franco, da Folha de São Paulo, criticou postura do presidente nacional da Ordem em uma nota denominada silencio. Segundo ele, a OAB, que tanto se levanta para defender os Direitos Humanos, tem se calado neste caso.
No fim da nota o jornalista aponta que Marcus Vinícius foi advogado da governadora Roseana Sarney no TSE.
OAB-MA DEFENDE MARCUS VINICIUS:
Esse tema não nasceu hoje e o Conselho Federal da OAB e o Colégio de Presidentes nunca deixou de apoiar e reforçar a atuação da seccional. Tanto na gestão do presidente Ophir Jr, como agora, na gestão do presidente Marcus Vinicius. Aliás merece registro o fato de que, em reunião com vários presidentes de seccionais, em 16 de dezembro de 2013 o presidente Marcus Vinicius anunciou a criação da Comissão de Direito Penitenciário e do Sistema Carcerário, já que o Brasil todo passa por essa crise que no Maranhão ganhou gravidade extrema. Então a OAB, seja por seu Conselho Federal, seja através do Conselho Seccional nunca negligenciou esse tema. Pelo contrário, muitas vezes a OAB-MA e o Conselho Federal ficamos sozinhos na defesa dos Direitos Humanos, mesmo assim jamais deixamos de cumprir nosso papel.
FOLHA BATE NO GOVERNO DO MARANHÃO
Também foi criticado pela coluna Painel da Folha, o fato do governo maranhense, em meio ao caos nos presídios, fazer licitação para a compra de 80kg de lagostas, patinhas de caranguejo, peixe, bombons e o famoso guaraná Jesus.
Fonte: Com informações de Portal 217, O Globo e Folha de São Paulo
Por isso que eu ficava me perguntando: onde está o Conselho Federal da OAB que não se manifesta?
ResponderExcluir