Em meio à crise que abalou o governo Roseana Sarney, a rádio Mirante AM reprisou uma entrevista com o senador Sarney falando sobre a campanha do "Maranhão Novo". Aproveitou para, mais uma vez, autoproclarmar-se o responsável pelo 'desenvolvimento' do Maranhão.
A entrevista, entremeada de gingles utilizados na campanha para governador, em 1965, foi concedida ao radialista Silvan Alves, hoje pertencente aos quadros da TV Difusora.
Sobre o assunto, escrevi o seguinte, no facebook:
SÓ PARA AGUÇAR O DEBATE SOBRE O 'NOSSO' SOFRIDO MARANHÃO. SABEM QUAL FOI A MAIS NOVA DO SISTEMA MIRANTE, PARA TENTAR AMENIZAR A CRISE E SENSIBILIZAR A POPULAÇÃO? Reprisar, no programa "Memórias do Rádio", neste sábado(25), uma entrevista com o senador Sarney, destacando sua campanha 'vitoriosa' em 1965. Como sempre, Sarney tenta passar para a opinião pública que tudo o que tem no Maranhão foi obra dele. Para análise dos amigos e amigas, destaco a letra da música que embalou a campanha pelo "Maranhão Novo".
Novas estradas vêm vindo,
energia surgindo, escolas se abrindo...
Novo Maranhão...
Boa esperança cantando, o óleo embarcando,
petróleo jorrando, progresso chegando...
Novo Maranhão...
Todo o Brasil vai ouvir e falar
do 'meu' Maranhão
Meu Maranhão vai ser grande na grande Federação
Vê, é o trabalho, a fé e a lei
Vê, é o governo José Sarney
Porto de Itaqui
Vai abrir um mundo novo
Maranhão é união
É o povo com o governo
É o governo com o povo.
Cadê o petróleo jorrando? Cadê o óleo embarcando? Cadê a educação de qualidade? Cadê o governo com o povo? Ao contrário, é um governo (do sarneisismo) que se distancia do povo, ao cercar o Palácio dos Leões com grades. Todo o Brasil tá ouvindo e falando de um Maranhão onde reina a miséria e a pobreza. Onde a violência toma conta de presídios e das ruas. Com certeza, não é esse o Maranhão que queremos. Queremos um Maranhão com justiça e paz para todos. Um estado onde a riqueza não seja concentrada nas mãos dos donos e de amigos do poder. Lutemos, verdadeiramente, por um NOVO MARANHÃO. De progresso e paz! Que assim seja em 2014!
Paulo Nogueira
ResponderExcluirKd o link?