Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Nem Dengue nem Chikungunya! Conheça a doença que tomou conta do nordeste

Os sintomas da doença são manchas avermelhadas que podem se estender para os braços, tronco, coxas e nádegas
Foto: Infectado/Ilustração

Uma doença misteriosa conhecida por ‘Eritema Infeccioso’ afetou diversas pessoas em cidades do nordeste nos últimos dias.

Com sintomas que assemelham-se com os da dengue ou da febre chikungunya, a doença ainda não foi definitivamente identificada, o que acabou gerando diversos transtornos com a auto-medicação. 

A boa notícia é que a doença não possui uma avaliação de risco, mas exige cuidados. Além de que, ao contrair a doença o infectado se torna imune ao vírus e não voltará a sofrer com a mesma outra vez. 

Os sintomas da doença são manchas avermelhadas que podem se estender para os braços, tronco, coxas e nádegas. A coloração das manchas é rosada ou avermelhada e com um ligeiro relevo. 

Separamos algumas informações para você que já foi infectado ou que está sentindo sintomas semelhantes. 

Veja: 

O que é Eritema Infeccioso ou Parvovírus B19 

Eritema infeccioso é uma doença causada pelo vírus parvovírus B19. Também chamada de parvovirose, ela afeta principalmente crianças e o principal sintoma são erupções vermelhas nos braços, pernas e rosto. A mesma pode ser grave em casos de gravidez ou pessoas com um sistema imunológico comprometido. 

Causas: 

O parvovírus B19 humano provoca eritema infeccioso. A doença já é contagiosa uma semana antes das erupções aparecerem. No entanto, uma vez que a doença se manifesta, ela deixa de ser contagiosa. 

Sintomas: 

A maioria das pessoas com eritema infeccioso não têm sintomas. Entretanto, os primeiros sinais de eritema infeccioso em adultos e crianças podem incluir: 

Garganta inflamada; Febre baixa; Dor de estômago; Dor de cabeça; Fadiga e Coceira. 

Eritema infeccioso em adultos: 

Adultos não costumam desenvolver as erupções e manchas no rosto. Em vez disso, o sintoma mais importante do eritema infeccioso em adultos é a dor nas articulações, que podem durar dias ou semanas. As articulações mais comumente afetadas são as mãos, pulsos, joelhos e tornozelos. 

Eritema infeccioso em crianças: 

Vários dias após o aparecimento dos primeiros sintomas pode aparecer uma mancha avermelhada em ambas as faces da criança. Eventualmente, ela pode se estender para os braços, tronco, coxas e nádegas. A coloração das manchas é rosada ou avermelhada e com um ligeiro relevo. 

Período de Incubação: 

Repouso e ingestão de líquidos são ações que facilitam o processo de cura. As crianças muitas vezes podem voltar para a escola quando as erupções cutâneas acontecem, pois já não são mais contagiosas nesse ponto. 

Após contrair o parvovírus uma vez, a pessoa se torna imune à doença. 

Tratamento: 


Na maioria dos casos não é necessário qualquer tratamento para eritema infecioso. Se há dor nas articulações ou dor de cabeça, por exemplo, podem ser usados analgésicos conforme os sintomas aparecerem. Caso contrário, é necessário apenas esperar o corpo combater o vírus, o que normalmente leva de uma a três semanas. 

Prevenção: 

Não há vacina para eritema infeccioso. Como é uma doença transmitida pelo ar e através de fluidos corporais, é Importante lavar suas mãos e as da criança com frequência pode ajudar a diminuir as chances de infecção. Além disso, é importante evitar o contato com crianças e adultos infectados pelo menos até que ocorram as erupções cutâneas.

2 comentários:

  1. nem vacina, n vergonha na cara dos que se dizem gestores públicos da saúde aqui no Maranhão, calam-se enquanto a população sofre nos atendimentos dos hospitais públicos e privados TB! a tempos Alberto na rede social que o estado deveria se manifestar, população sofre com dengue,chycungunya, eritema e TB avfebre zika e o governo tras o zico pra fazer mídia!!!!! absurdo...Piauí,pernambuco.,ceara já manifestaram informações aqui somente você trás em seu blog oficial e quase governamental o alerta, secretario de governo municipais devastado omitem-se! lindo!!!! aproveita e entrevista os dois que não da um! todos na minha casa sofrem com estas mazelas meu caro.

    ResponderExcluir
  2. nem vacina, n vergonha na cara dos que se dizem gestores públicos da saúde aqui no Maranhão, calam-se enquanto a população sofre nos atendimentos dos hospitais públicos e privados TB! a tempos Alberto na rede social que o estado deveria se manifestar, população sofre com dengue,chycungunya, eritema e TB avfebre zika e o governo tras o zico pra fazer mídia!!!!! absurdo...Piauí,pernambuco.,ceara já manifestaram informações aqui somente você trás em seu blog oficial e quase governamental o alerta, secretario de governo municipais devastado omitem-se! lindo!!!! aproveita e entrevista os dois que não da um! todos na minha casa sofrem com estas mazelas meu caro.

    ResponderExcluir