Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Mais Esporte e Lazer para todos, artigo de Flávio Dino

Por Flávio Dino

O mês de julho foi de muito orgulho para os maranhenses, que vimos a nossa conterrânea Ana Paula Rodrigues brilhar nas quadras de Toronto durante os jogos Pan-Americanos. Foi ela quem marcou muitos gols da seleção brasileira, inclusive na partida final, levando nosso país ao posto mais alto do pódio. Outro exemplo da garra das mulheres maranhenses no esporte é Iziane Castro, que brilhou por mais de 10 anos na seleção brasileira de basquete.

São exemplos como o de Ana Paula e Iziane que estamos, com investimento e seriedade, semeando pelo Maranhão afora. Por uma feliz coincidência, na semana seguinte ao ouro conquistado por Ana Paula no Canadá, aqui daremos início à etapa estadual da maior edição dos Jogos Escolares Maranhenses. Nesta terça, faremos uma bela festa para celebrar o início da fase final dos jogos que estão reunindo mais de 50 mil estudantes de 1.600 escolas públicas e particulares do Estado.

Esta edição contará também com a maior inclusão municipal, pois participarão alunos de 96 cidades, número que é 50% superior à participação de 2014. Na abertura, a tocha olímpica que simboliza os jogos percorrerá as ruas de São Luís e será recepcionada no ginásio Castelinho.

Sabemos que o apoio aos atletas que percorrem longas distâncias para participar dos jogos em São Luís é fundamental. E por isso os JEMs terão uma estrutura própria para alimentação com café, almoço e jantar para os atletas que estiverem na capital, diferente do que se via em anos anteriores. Utilizaremos para isso o Parque da Vila Palmeira, que também será espaço para confraternização dos novos atletas, com apresentações culturais e espaço de vivência durante os jogos.

Apoiamos fortemente o esporte educacional no Maranhão por vários motivos. Um deles é descobrir e estimular futuros atletas de alto rendimento. Mas mesmo que isso eventualmente não ocorresse, o esforço já valeria a pena, pois o esporte é um direito constitucional, para o qual o acesso deve ser viabilizado por políticas públicas. Ademais, temos a convicção de que ele é um dos mais eficazes caminhos de valorização da juventude, combate ao crime, especialmente ao tráfico de drogas, além dos benefícios à saúde que a prática de atividades físicas traz. 

Além de fortalecer os jogos escolares com mais estrutura e maior participação, estamos avançando, através da Secretaria de Esporte, em ações de promoção de lazer e prática esportiva. Uma delas é requalificar os espaços de prática esportiva e, ainda este ano, vamos iniciar a implantação do programa “Mais Esporte, Mais Lazer” em todas as regiões do Estado. Já iniciamos os projetos para construir espaços de prática de esporte e cultura, com investimento de R$ 40 milhões.

Destaco, ainda, que estamos apoiando o Sampaio Correa e o Imperatriz, que representam o Maranhão nas séries B e D do Campeonato Brasileiro, com obras, recursos da Lei de Incentivo e com a viabilização de acompanhamento físico, com a parceria da Universidade Federal do Maranhão. Menciono, finalmente, o constante apoio a projetos municipais, em várias áreas e modalidades, a exemplo do que ocorreu no município de São Domingos.

Apoiando desde atletas de alto rendimento até iniciativas municipais, educacionais ou comunitárias, bem como promovendo acesso ao esporte com infraestrutura e logística, estamos concretizando um direito, levando oportunidades e alegria para milhares de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário