Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Condenado a mais de 14 anos de prisão, índio Uirauchene é réu em mais duas ações penais; confira a sentença condenatória


Uirauchene (com a corrente no pescoço) ao lado
do deputadoSousa Neto
O índio Uirauchene Alves Soares, que tentou receber indevidamente R$ 800 mil reais do governo do Estado, ao liderar uma ocupação do plenário da Assembléia Legislativa, além de condenado a mais de 14 anos de prisão, figura como réu em mais duas ações penais. É o que revela a sentença condenatória de Uirauchene.

Uirauchene foi condenado por ter sequestrado funcionários da FUNASA, por mais uma semana, com objetivo de liquidação de débitos com comunidade indígena.


Em depoimento em juízo, a vítima Paulo Roberto Borges Araújo declarou que o acusado (Uirauchene) avisou que ele estava preso e que iria ficar em poder dos índios até que eles negociassem com a FUNASA o pagamento das dívidas, pois argumentou que os índios estavam sem créditos. Afirmou, ainda, que recebia o relatório das negociações no final do dia. Paulo Roberto só foi libertado depois de um acordo realizado entre a procuradora Carolina da Hora e o acusado.

A condenação foi por crimes de extorsão mediante sequestro, sequestro e cárcere privado.

Na decisão, o juiz federal José Magno Linhares Moraes relata que os servidores da FUNASA foram privados de sua liberdade pelo réu Uirauchene Alves Soares com a condição, para a libertação, de que todos os débitos da comunidade índigena que liderava fossem liquidados.

A pena-base foi de 12 anos e seis meses de reclusão. Pelo fato de o crime ter sido praticado duas vezes, a pena foi aumentada em um sexto, tornando-a definitiva em 14 anos e sete meses de reclusão, em regime fechado.

O juiz ressalta a inexistência de possibilidade de substituição da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direito por se tratar de crime doloso cometido mediante grave ameaça.

Confira a íntegra da Sentença Condenatória de Uirauchene.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário