Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 7 de junho de 2016

Governador assina ordem de serviço para recuperação asfáltica no Parque Vitória, na região metropolitana de São Luís

O governador Flávio Dino assinou, nesta terça-feira (7), a ordem de serviço para obra de recuperação asfáltica da avenida principal do Parque Vitória. A intervenção, que contemplará desde a drenagem profunda até a nova pavimentação de vias na região, está inserida no Programa ‘Mais Asfalto’, realizado pela Governo do Estado, em parceria com as diversas prefeituras maranhenses.

O Parque Vitória é um bairro de São José de Ribamar, de grande índice populacional e de importância na Região Metropolitana de São Luís. Com a malha viária comprometida, o que dificulta o tráfego, se fez necessária uma intervenção emergencial. Segundo o governador Flávio Dino, ao assinar a ordem de serviço com a presença maciça da comunidade, esta é uma resposta ao pleito da população que reside no local.

“É a continuidade do ‘Mais Asfalto’, que é um programa de apoio aos municípios na recuperação de vias urbanas. A região do Parque Vitória é uma região muito importante, que faz fronteira, inclusive, com vários municípios da ilha. Nós, sensíveis ao clamor da comunidade, vamos começar aqui a intervenção em 10 quilômetros, com vários níveis de intervenção, entre drenagem, pavimentação, recuperação de vias para que haja uma mobilidade urbana adequada”, apontou Flávio Dino.
Para que a obra possa ser realizada foi firmada parceria com a Prefeitura de São José de Ribamar. Segundo o prefeito da cidade, Gil Cutrim, presente na solenidade, a obra é um sonho antigo da população e da gestão municipal. “Cadastramos o projeto de urbanização da avenida no Governo do Estado desde 2014. Solicitamos ao governador Flávio, tão logo o mesmo assumiu, apoio para executar a obra. E, finalmente, o que era sonho agora se tornou realidade. Agradeço, mais uma vez, o Governo do Estado pela parceria”, afirmou Gil Cutrim.

Devido à localização estratégica do Parque Vitória, que faz fronteira com outros municípios da Região Metropolitana, as obras também terão impacto positivo na mobilidade em São Luís. “As ações em favor da população da Região Metropolitana devem ser conjuntas. A prefeitura de São Luís e o município de São José de Ribamar tem se articulado nesse sentido, de levar o benefício para aqueles que mais precisam. Hoje o governador Flávio Dino consolida uma ação que é marca da sua gestão, a parceria em favor dos municípios”, frisou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, que também esteve presente na solenidade.

Projeto

A obra prevê entre asfaltamento, drenagem profunda, recapeamento, abertura de vias, melhoramento e urbanização de 10 quilômetros, no trecho que liga a Estrada da Vitória à Avenida Principal do bairro, contemplando as ruas A, H, 07, Maria de Fátima Figueiredo e a Avenida 2. O valor total do investimento é de R$ 3,21 milhões.

“É mais uma obra que se junta a outras intervenções que o governador Flávio Dino está fazendo na Região Metropolitana, dessa vez são 10 km que receberão intervenções que vão facilitar bastante todo o tráfego nessa grande região do Parque Vitória, com a recuperação e requalificação da Avenida Nossa Senhora da Vitória, da Estrada da Vitória, saindo até a Estrada da Maioba, que vai ajudar a melhorar significativamente a vida de centenas de pessoas”, relatou o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto.
Em fevereiro deste ano, o governador entregou a obra de asfaltamento da Avenida Tancredo Neves, no bairro Jardim Tropical, também em São José de Ribamar. A recuperação da via, que faz ligação com a MA-201 (Estrada de Ribamar) e é o principal acesso ao Hospital Clementino Moura, o Socorrão II, era um apelo antigo dos moradores da redondeza e de pessoas que trafegam no local.

A recuperação asfáltica foi realizada nos 800 metros da avenida com a realização de drenagem profunda e superficial, pavimentação, requalificação do meio-fio e calçadas, e incluiu ainda sinalização da via. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 800 mil.

Outros investimentos na Grande São Luís

Além dos investimentos realizados através dos programas ‘Mais Asfalto’ e ‘Interbairros’, o Governo do Estado tem realizado uma série de ações na área de infraestrutura beneficiando os municípios da Grande São Luís, como a ordem de serviço para recuperação asfáltica da avenida principal do bairro Parque Vitória, em São José de Ribamar; a recuperação do Cais da Raposa; o contrato para repasse de recursos para construção e reforma de praças esportivas, em Paço do Lumiar; a construção da Ponte Pai Inácio, no Turu, em São Luís; dentre várias outras obras.

Com a postura do Governo do Estado de apoio aos municípios, as ações realizadas nas cidades que compõem a Grande São Luís têm um impacto direto na qualidade de vida da população. Com a recuperação do Cais da Raposa, os moradores tiveram acesso a um importante espaço de lazer e turismo, movimentando a economia da região; em Paço do Lumiar, o repasse dos recursos para a construção das praças esportivas garantirá aos moradores um espaço apropriado para as atividades físicas e também para o lazer.

Em São Luís, a Ponte Pai Inácio, no Turu, terá um grande impacto para desafogar o trânsito no local e também contribuirá para a mobilidade nas regiões vizinhas. Essa é apenas uma das diversas obras em andamento, como as modificações na rotatória do aeroporto, na entrada da cidade, melhorando o trânsito no local; a reforma da Concha Acústica da Lagoa, com impactos para o turismo, meio ambiente e lazer; construção da Praça da Lagoa da Jansen; e uma série de outros investimentos.A presidente Dilma Rousseff criticou nesta terça-feira 7, durante encontro com historiadores no Palácio da Alvorada, as limitações impostas pelo governo interino de Michel Temer sobre suas viagens. Segundo ela, "tenta-se transformar o Alvorada numa prisão dourada". "Primeiro cria-se uma barreira, não sabemos quando ele abrem ou fecham", exemplificou, "e depois limitam meu direito democrático de ir e vir".

Nenhum comentário:

Postar um comentário