Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Governo diminui mortalidade infantil e materna nas cidades mais pobres do Maranhão

Em oito meses, Força Estadual de Saúde faz mais de 300 mil atendimentos e reduz mortalidade infantil em 47,5%
“Eu tenho muita crença nesse trabalho que vocês vão fazer ano que vem porque vocês vão continuar salvando crianças e mães. Vocês são heróis do povo do Maranhão”. Com essa declaração, o governador Flávio Dino definiu o trabalho realizado pela Força Estadual de Saúde (Fesma) nos 30 municípios do Plano ‘Mais IDH’. 

Na manhã desta terça-feira (20), os 120 profissionais da Fesma participaram do Encontro Anual para avaliação dos trabalhos em 2016, que acumulou resultados significativos como a redução de 47,5% da mortalidade infantil e 83% da mortalidade materna.

A Força Estadual de Saúde, coordenada pelas Secretarias de Estado Extraordinária de Articulação das Políticas Públicas (SEEPP) e da Saúde (SES), atuou de forma destacada nos 30 municípios mais pobres do estado, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). 

Ao todo, os profissionais da Fesma – médicos, enfermeiros, assistentes sociais, educadores físicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais – realizaram mais de 300 mil atendimentos e conseguiram alcançar áreas e pessoas jamais assistidas pelo poder público no Maranhão.

Em seu discurso de agradecimento aos profissionais da Fesma, pelos resultados obtidos em 2016, o governador Flávio Dino destacou que essa inovadora iniciativa é fruto de um posicionamento do Governo, que transcende a crise econômica e as obras de concreto e asfalto. “Tradicionalmente era melhor pegar esse dinheiro e construir mais um hospital. Talvez, eu seria até mais compreendido. Mas esse não é o certo. É melhor trilhar o caminho certo. Ainda que você seja vítima transitória de incompreensões. Por isso que nós estamos gastando o dinheiro público nas coisas que realmente a gente acredita. A Fesma é um desses produtos de cuidar das pessoas. Uma resposta para o problema da saúde no Brasil e no Maranhão”, pontuou o governador.

De acordo com o governador, fazer parte da Força Estadual de Saúde sobrepõe o cumprimento do dever por se tratar de uma missão que tem como objetivo uma fruição coletiva, a busca pela justiça social. Ele explicou que no Maranhão e no Brasil há o histórico de que o Estado só chegava à casa das pessoas pobres se fosse por intermédio da polícia, realidade que está mudando com a atuação da Fesma.

O governador agradeceu também a diminuição da mortalidade infantil e materna alcançada no primeiro ano de atuação da Fesma. Para ele, só quem já sentiu a dor de perder um filho sabe a importância que tem salvar a vida de uma criança.

“Quando a gente fala de redução de mortalidade infantil, há quem fique analisando se reduzir de 101 para 48 é muito ou pouco. Uma vida de uma criança poupada é um índice de sucesso ou de um fracasso de um Governo, porque é um índice de sucesso ou de fracasso de uma vida. Então, quando uma coisa como essa, uma inovação como essa, produz esse efeito já valeu a pena. Porque pouco importa se era 50 ou 48 crianças. Fosse uma já teria valido a pena. Por isso, eu quero agradecer muito a vocês, em nome desses pais e dessas mães”, disse o governador.

A atuação da Fesma tem foco na diminuição da mortalidade infantil (crianças de zero a um ano de idade), da mortalidade materna (óbitos relacionados ao parto), das internações por complicações do diabetes e hipertensão, e na identificação e tratamento da hanseníase, com resultado em curto e médio prazo.

De abril até dezembro, mais de 300 mil atendimentos já foram prestados nos 30 municípios. Mas o trabalho da Fesma ultrapassa os números de atendimentos. Após análise do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde (MS), comparando os dados de 2014, 2015 e 2016, os números de mortalidade infantil diminuíram em 47,5%, e a mortalidade materna caiu 83%, ambos em 2016 (de janeiro até a primeira quinzena de dezembro).

O secretário da SEEPP, Marcos Pacheco, ressaltou que em seu primeiro ano de atuação a Força obteve sucesso nas intervenções estratégicas como a regionalização resolutiva e hierarquização assistencial e o fortalecimento da atenção primária. Ele explicou que a mortalidade infantil no Brasil todo está diminuindo de forma lenta, sem políticas específicas para a área da saúde, mas no Maranhão a queda de 107 casos, em 2014, para 48 em 2016 demonstra que os métodos diferenciados da Fesma estão surtindo efeito.

“Com apenas oito meses a gente já vê resultados importantes. Isso já projeta uma redução para os municípios aonde eles vão. Para 2017 está proposta a atuação dos profissionais em mais municípios. Essas equipes trabalham com metas, com métodos diferenciados isso faz com que se evite os óbitos”, explicou Marcos Pacheco.

O farmacêutico que atua em Belágua, Leandro Moraes, enfatizou que, além do caráter do cuidado com as pessoas, a Força Estadual de Saúde tem um efeito educativo e será importante para o resto da vida de todas as pessoas atendidas. “Nós estamos levando saúde na casa das pessoas. Elas têm muito essa cultura de não se cuidarem. Quando vamos lá, vamos resolver aquele problema que a pessoa tem. Com aquela educação, com o conhecimento que estamos levando a comunidade, elas começam a se cuidar mais”, sublinhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário