Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Com medo de naufrágio da oligarquia, Sarney aconselha Temer a não renunciar

A oligarquia Sarney está em polvorosa. O naufrágio da canoa de Temer será a pá de cal nas pretensões de soerguimento da mais longeva oligarquia do país. Sarney foi um dos mentores do golpe contra Dilma. Com Temer, passou a ser homem forte. Até emplacou o filho Zequinha no Meio Ambiente.

Sempre atuando nos bastidores do poder, Sarney tornou-se conselheiro de Temer. Nas últimas 24 horas de agruras do ainda presidente, Sarney foi consultado sobre a situação e que atitude deveria ser adotada por Temer. Aconselhou o enfrentamento e nada de renúncia. E assim fez Temer. Disse que nada teme e que fica. Ninguém sabe até quando.

Sarney acredita que a poeira vai baixar e tudo retornará à normalidade. Acho que ele ainda não ouviu as vozes das ruas. Os protestos começam a tomar conta do país. Ele não leva em conta, ainda, o esfacelamento da base de apoio do governo no Congresso. A bomba JBS minou essa base, que está rachada. Partidos aliados já abandonam o barco. Aliados já se afastam do governo e ministros renunciam. A situação é de ingovernabilidade. Mas Sarney só pensa nele e em seu grupo.

Com a delação bombástica da JBS, a sobrevivência política do grupo Sarney está ameaçada. Era com o caixa do governo Temer que Roseana sonhava turbinar sua pretensa candidatura ao governo do Maranhão. Com Temer defenestrado, o sonho da ex-governadora vira pesadelo. Sem a força do dinheiro público ou de empresários amigos, dificilmente conseguirá voltar ao poder no Maranhão.

A derrocada de Temer será, portanto, o ocaso da oligarquia do Maranhão. Sem o comando do Palácio dos Leões e com a perda dos cofres do Planalto, dificilmente se soerguerá. No máximo, os integrantes do clã conseguirão mandatos na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. A retomada do Palácio dos Leões é carta fora do baralho.

A delação da JBS foi um golpe certeiro nas pretensões da oligarquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário