Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 13 de março de 2018

Caema conserta vazamento em adutora e abastecimento de água começa a ser normalizado na tarde desta terça-feira (13)

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) concluiu, por volta de 2h da madrugada desta terça-feira (13), o conserto de um vazamento na adutora do Sistema Italuís, no trecho do Campo de Perizes. O rompimento de um dos tubos ocorreu no km 41, da BR-135, por volta de 11h da manhã de segunda-feira (12).

Segundo informações do diretor-presidente da Caema, Carlos Rogério, o bombeamento de água para São Luís foi reiniciado por volta de 4h da manhã de hoje. As áreas atendidas pelo Italuís (60% da cidade), com abastecimento previsto para esta terça-feira, começaram a receber água ao meio-dia.
Equipes da Caema concluíram a troca do tubo por volta de 2h da madrugada
Carlos Rogério garante que a normalização do abastecimento, em todas as áreas atendidas pelo Italuís, deve ocorrer em até 24 horas.

Desde 2002, já foram registrados 32 rompimentos dessa adutora antiga no trecho do Campo de Perizes. Eles ocorreu por conta do alto grau de deterioração da tubulação, ocasionada por ferrugem, que chega a não suportar a pressão do bombeamento de água e termina se rompendo.

Por conta dessa fragilidade da adutora antiga, o sistema funciona com apenas 70% de sua capacidade de bombeamento de água.

Nova adutora
O diretor-presidente da Caema disse, ainda, que a nova adutora do Italuís, implantada nos 19 km do trecho do Campo de Perizes, dever entrar em operação no início de abril, acabando, em definitivo, com esses rompimentos constantes.
Carlos Rogério, diretor-presidente da Caema
Inicialmente, a previsão era de a instalação ocorrer no período entre 20 e 30 de março. Por conta desse rompimento, e para não voltar a interromper abastecimento num curto espaço de tempo, a Caema prefere deixar esse interligação para abril.

Carlos Rogério diz que estão sendo feitos os últimos ajustes na nova adutora para que nada dê errado, como ocorreu em dezembro, na primeira tentativa de colocar a nova adutora operação.

“Na sexta-feira, fizemos o teste hidrostático na nova adutora. Chegamos a colocar uma pressão superior. Esse é um processo de ajuste. Procuramos corrigir erros de origem e de execução da obra. A nova ‘peça Y’ já está em São Luís e pronta para ser instalada, interligando a nova adutora. O governador tem sido vigilante e determinado providências para, o quanto antes, colocarmos a nova adutora em operação”, disse o diretor-presidente.

Essa nova ‘peça Y” foi fabricada por empresa de São Paulo e servirá para interligar as duas adutoras, a antiga e a nova. Quando for necessário fazer manutenção na adutora nova, a antiga já estará interligada para entrar em operação.

A nova adutora vai permitir um aumento de 30% no volume de água bombeado para a capital, o suficiente para reduzir o tempo sem abastecimento nas regiões atendidas pelo Sistema Italuís.

Caema está preparada para reassumir o saneamento em Paço do Lumiar e São José de Ribamar

O diretor-presidente da Caema disse que se reuniu como prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, para tratar do retorno da Companhia ao município, em substituição à BRK Ambiental, levando-se em conta a decisão do juiz Douglas Martins, da Vara de Interesses Difusos, que determinou o cancelamento da concessão feita à Odebrecht Ambiental (hoje BRK Ambiental).

“A Caema está preparada a voltar a operar os sistemas de água e de esgoto de Paço do Lumiar. Temos condições de continuar prestando um serviço de qualidade à população. O prefeito Dutra nos procurou e prontamente aceitamos voltar ao município”, disse Rogério.

Quanto a voltar a atuar em São José de Ribamar, ele diz que a Caema ainda não foi procurada pelo prefeito Luís Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário