Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Moradores ateiam fogo em ambulância após atropelamento e morte de professora em Paulino Neves; veículo é de empresa investigada pelo MP

Revoltada, a população agrediu o motorista e tocou fogo no veículo, que ficou completamente destruído; o motorista foi agredido por moradores
A professora Elizete Souza foi atropelada e morta por uma ambulância de Tutoia, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (05), em Paulino Neves, a 290 km de São Luís.

Segundo informações, a professora fazia caminhada no acostamento da rodovia quando ocorreu o atropelamento. Ela seria mãe de uma técnica de enfermagem do município de Paulino Neves, a 33 km de Tutoia.

Revoltada, a população agrediu o motorista e tocou fogo na ambulância, que ficou completamente destruída. A polícia conseguiu contornar a situação, prendeu o motorista e evitou que o mesmo fosse linchado.

O motorista teria dormindo ao volante, perdeu o controle do veículo, subiu o meio fio e atingiu a mulher.

A ambulância, de placa PTK-0531, pertence à empresa R L de Farias, investigada por fraude em licitações e superfaturamento de compra de veículos. O GAECO e Ministério Público estão investigando o caso.


No dia 13 de novembro deste ano, 'Operação Emplacamento' descobriu esquema na venda de veículos para prefeituras no Maranhão

A Polícia Civil e o Ministério Público do Maranhão deflagaram a 'Operação Emplacamento' após investigação que apura fraudes para desvios de recursos públicos por meio de negociação de ambulâncias para prefeituras no Maranhão. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em quatro empresas e cinco residências em Santa Inês, no dia 13 de novembro deste ano.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de São Luís. Desta forma, os agentes apreenderam computadores, celulares e documentos para serem periciados.

A investigação do MP e da Polícia Civil começou por conta de informações sobre a ação de uma possível organização criminosa em negociações de veículos para prefeituras do interior do estado. Fraudes em documentos eram feitas para desviar recursos públicos e adquirir ambulâncias de maneira errada. A investigação apura a participação no esquema de empresários, despachantes e servidores públicos.

Segundo a investigação, as prefeituras envolvidas de alguma forma no esquema são Bom Lugar, Pio XII, Anapurus, Buriti, Altamira do Maranhão, Tasso Fragoso, Santa Luzia, Mirador, Vargem Grande, Afonso Cunha, Esperantinópolis, Cedral, Bequimão, Araioses, Serrano do Maranhão, Cidelândia e Santa Luzia do Paruá.

Notas fiscais de uma transação de 2017 foram apreendidas revelando um procedimento suspeito no processo do emplacamento de veículos comprados pelas prefeituras. Segundo as autoridades, "o despachante e sócio da empresa Santa Inês Emplacamentos, Élton Luís da Silva Lima, apresentava duas notas fiscais à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Santa Inês. Uma primeira nota consignava a venda do veículo para a empresa R L de Farias – RL Empreendimentos, cujo sócio responsável é Roberto Lima de Farias. A segunda nota registrava a revenda desta empresa para as prefeituras".

Este procedimento foi proibido em 2018 pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e foi quando Élton Luís da Silva, segundo a investigação, começou a fraudar notas fiscais para seguir com o registro e o emplacamento em nome das prefeituras, para que ele não aparece oficialmente em toda a transação, assim era como se as gestões públicas tivessem adquirido os veículos diretamente dos fabricantes.

De acordo com o MP e a polícia, o esquema seguia com as participações das empresas F.V. Dos Santos (Totalmax), R. L. Empreendimentos e até pessoas ligadas a estas empresas. Em seguida, os veículos chegavam superfaturados às prefeituras.

Outro destaque da investigação foi a supressão de crédito por parte da R. L. Empreendimentos, uma vez que ela tem benefícios fiscais pela atuação no mercado como locadora de veículos. Os dados da Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ) apontam ainda irregularidades por parte de Danielle Brito de Oliveira, Gustavo Henrique da Silva Gomes e Antônio Carlos dos Santos Martins Júnior, que aproveitavam vantagens por conta do Convênio ICMS 51/00.

O contador Klecyo Henrique de Matos Barros trabalhava para a R.L. Empreedimentos e também para a F. Vieira da Silva, por isso esta última também foi investigada e, segundo o MP e a polícia, a forma de agir era a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário