Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Moradores saqueiam carga de carne após caminhão frigorífico tombar na BR-226 entre Barra do Corda e Presidente Dutra

Um caminhão frigorífico tombou no inicio da tarde desta terça-feira (24) na BR-226, entre as cidades de Barra do Corda e Presidente Dutra.

Com o tombamento, o baú abriu e grande parte da carga ficou exposta no asfalto.  Os moradores da região e motoristas que passavam pelo local saquearam a carga.

Em vídeos compartilhados nas redes sociais é possível ver homens retalhando a carne para facilitar o transporte. Outros levam bois inteiros nas costas. Uma das pessoas que está filmando diz que será carne para o Natal e Ano Novo.

Grandes pedaços de carnes foram levados pelos saqueadores em veículos e motocicletas.

Esse tipo de comportamento da população é verificado em diversas regiões do país onde ocorrem acidentes com caminhões e carretas que transportam cargas.

Segundo o Código Penal, é crime a apropriação de bens ou valores em razão de acidente com veículo de carga.

Segundo o Art. 169, “apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza” é crime. Ou seja, se alguma pessoa levar para si uma parte da carga que caiu na pista, ela está cometendo um crime e pode cumprir pena de um mês a um ano de prisão, ou pagamento de multa.

Além disso, se um grupo de pessoas se juntarem para, em conjunto, sacar essa carga, poderão responder por furto qualificado perante à lei.

Considerando esse cenário, a atitude correta a ser tomada pelo motorista é chamar a polícia imediatamente e tentar intervir, da forma segura, a fim de evitar o saque.

Os policiais têm o dever de proteger o patrimônio, seguindo o Código Penal, e sua omissão (ou a do caminhoneiro) pode implicar na sua responsabilização pelo resultado dos saques. Por isso, é de extrema importância que o motorista chame as autoridades e tente proteger a carga de furtos enquanto os agentes não chegam no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário