Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Recuperação da subadutora da Caema na Barragem do Bacanga será concluída na tarde de sexta-feira (27); carros-pipa abastecem região


De acordo com informações do Diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente da Caema, Carlos Rogério, os trabalhos de recuperação da subadutora de 900mm, na Barragem do Bacanga, deverão ser concluídos até às 14h de sexta-feira (27).

Um dos tubos da subadutora se rompeu por volta de 17h dessa quarta-feira (25). De imediato, foram feitas manobras para esvaziamento da tubulação para que os trabalhos de recuperação fossem iniciados. O rompimento foi causado pela corrosão no tubo, em uso há quase 30 anos. 

No total, cinco tubos que passam por dentro da treliça (estrutura metálica) de sustentação estão desgastados e serão trocados nessa operação.  

“Estão sendo substituídos cinco tubos. Houve a ruptura de um tubo, mas os outros quatro estão agredidos pela maresia também. Portanto, estamos substituindo todos”, diz Carlos Rogério.

Ele acrescentou que a previsão é de o bombeamento de água para a área Itaqui-Bacanga seja retomado a partir das 18h de sexta-feira (27).

Abastecimento por carros-pipa

Carros-pipa estão circulando nas ruas da área Itaqui-Bacanga desde a manhã desta quinta-feira (26) para abastecer de água as casas dos moradores, hospitais e outros locais. A ação emergencial segue até a conclusão dos trabalhos de reparo na adutora que abastece a área.

 “Enquanto isso, por determinação do governador Flávio Dino, estamos com um programa emergencial de distribuição de água em carros-pipa, principalmente nas áreas mais afetadas e de maior concentração de pessoas, como hospitais”, afirma o diretor de Operações da Caema, Carlos Rogério

Os carros-pipa estão percorrendo os bairros de Sá Viana, Bacanga, Porto da Vovó, Vila Dom Luís, Vila Isabel, Vila Embratel, Jambeiro, Anjo da Guarda, Mauro Fecury I e II, Vila São Luís, Vila Ariri, Vila Nova, Fumacê, Gancharia e Vila Cerâmica.

Obra

A troca da tubulação da adutora já estava prevista para janeiro. Como um dos cinco tubos rompeu na quarta-feira, a operação foi antecipada.

A concessionária de Energia Elétrica também foi acionada para desligar a energia da área de trabalho, o que foi feito na manhã desta quinta-feira.

Equipes da Secretaria Municipal de Transporte estão no local para organizar o trânsito.

No início da tarde desta quinta-feira, a Caema divulgou, a seguinte nota:

Sobre o rompimento acidental de adutora no Bacanga, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que:
1. Trata-se de adutora de 900mm, que abastece a área do Itaqui-Bacanga;
2. A Companhia deu início à intervenção ainda na quarta-feira (25), com manobras para a contenção do vazamento e esgotamento da linha;
3. A Concessionária de Energia Elétrica também foi acionada ainda na quinta, mas a desenergização da área só pôde ser realizada nesta manhã.
4. A SMTT encontra-se também no local, disciplinando o trânsito para tráfego adequado de máquinas pesadas;
5. A Caema detectou a necessidade de troca de tubulação ainda no último rompimento e, desde então, vem tomando as providências necessárias para fabricação de tubulação apropriada e outras medidas técnicas. Devido ao rompimento, a operação de troca de tubulação, programada para janeiro, foi antecipada e está acontecendo neste momento;
6. O prazo para execução da manutenção é para a noite desta sexta-feira (27).
7. Os Bairros da área Itaqui-Bacanga estão sendo abastecidos por meio de carros-pipa até que o abastecimento seja completamente restabelecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário