Rádio Voz do Maranhão

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Autoproclamado antropólogo de direita é preso invadindo terras indígenas no Pará; veja vídeo

Edward Luz invadiu a terra indígena Ituna-Itatá, uma das mais desmatadas da Amazônia
Na sequência de imagens do vídeo, o invasor bolsonarista
diz ao fiscal que esteve reunido com o ministro do
Meio Ambiente. O fiscal dá ordens para que ele se retire, mas o invasor
questiona a autoridade do policial do Ibama e acaba algemado e
conduzido
Conhecido como “antropólogo dos ruralistas” e “antropólogo de direita”, Edward Luz foi expulso neste domingo (16) por um oficial do Ibama após invadir a terra indígena Ituna-Itatá, no Pará. Em vídeo que circula nas redes sociais, Luz se nega a sair do local e é preso pelo agente.

No vídeo, o antropólogo diz que se encontrou com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, na semana passada e que “nenhum patrimônio de população em situação de fragilidade será destruído” e passa a ameaçar o agente do Ibama. O oficial então responde dizendo que Luz não tem autorização para estar no local e pede para que ele se retire, o que não acontece. Depois de ameaças entre os dois, Luz é preso pelo agente.

A Ituna-Itatá foi a terra indígena mais desmatada da Amazônia entre dezembro e janeiro, além de ser a segunda mais desmatada de novembro. De acordo com o Observatório do Clima, a região passa por pressão de políticos locais para impedir sua homologação, sendo que há indígenas isolados vivendo no local.

Com informações da Revista Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário