Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 13 de março de 2020

10 casos suspeitos de coronavírus são monitorados no Maranhão; centro de testagem começará a funcionar na próxima segunda-feira

Governador Flávio Dino comanda reunião de análise da situação 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) comunica que, neste momento, o Maranhão monitora dez casos suspeitos de COVID-19, sendo nove em São Luís e um caso em Imperatriz.

Na capital maranhense, os cinco novos casos suspeitos registrados, nesta sexta-feira (13), são: homem, de 31 anos, histórico de viagem para São Paulo; mulher, de 32 anos, histórico de viagem para França, Holanda e Bélgica; mulher de 64 anos, contato com suspeito de COVID-19; homem, de 34 anos, histórico de viagem para Nova Iorque. No interior do estado, o primeiro caso suspeito é de um homem, de 21 anos, com histórico de viagem para a Alemanha.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) realiza o monitoramento dos casos. Estas pessoas foram orientadas, conforme protocolo do Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus, e seguem em isolamento domiciliar por não apresentarem gravidade no quadro clínico.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA) já encaminhou amostras coletadas dos cinco novos casos para análise do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, em Belém (PA), para confirmação ou descarte da suspeita.

Até o momento, não há casos confirmados do COVID-19 no Maranhão.

Transmissão Comunitária

A SES informa, ainda, que o Ministério da Saúde (MS) divulgou nesta sexta-feira (13) as informações sobre casos de transmissão comunitária nas cidades de São Paulo (capital) e do Rio de Janeiro (capital). Segundo o órgão, os casos de transmissão comunitária são aqueles quando não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus.

PERFIL DOS CASOS SUSPEITOS

1.      Homem, de 46 anos, procedente de Milão (Itália);
2.      Mulher, de 47 anos, contato com suspeito de COVID-19;
3.      Adolescente, de 15 anos, procedente de Santa Bárbara, cidade da Califórnia (EUA);
4.      Mulher, de 63 anos, procedente de Nazaré, Fátima e Óbidos (Portugal);
5.      Criança, de 4 anos, histórico de viagem para Miami e Orlando (EUA);
6.      Homem, de 31 anos, histórico de viagem para São Paulo;
7.      Mulher, de 32 anos, histórico de viagem para França, Holanda e Bélgica;
8.      Mulher de 64 anos, contato com suspeito de COVID-19
9.      Homem, de 34 anos, histórico de viagem para Nova Iorque
10.  Homem, de 21 anos, histórico de viagem para a Alemanha.

Governador reúne equipe

No início da noite desta sexta-feira, o governador Flávio Dino comandou mais uma reunião de análise da situação e confirma que a Central de Testagem entrará em funcionamento na próxima segunda-feira (16).

“Finalizamos agora mais uma reunião de análise sobre a crise referente ao coronavírus. Ainda não temos nenhum caso confirmado. E continuamos investigando todos os casos suspeitos. Segunda-feira começará a funcionar a Central de Testagem”, disse o governador.

O centro de testagem para exames laboratoriais funcionará na Policlínica Diamante. Outras unidades de saúde continuam fazendo os testes normalmente.

Para não haver deslocamentos desnecessários, as pessoas só devem ir ao centro de testagem do Diamante caso apresentem sintomas (parecidos com os da gripe e do resfriado) e tenham viajado para áreas de risco ou mantido contato com uma pessoa que contraiu o vírus.

Além disse, a SES está fazendo a ampliação dos leitos de enfermaria e UTI no Hospital Carlos Macieira, em São Luís, exclusivamente para atender casos graves que necessitem de isolamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário