Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 30 de março de 2020

Flávio Dino contraria Bolsonaro e garante: “não haverá ‘liberou geral’ no Maranhão”


Nesta segunda-feira (30), em entrevista coletiva para apresentar novas medidas e os números do novo coronavírus no Maranhão, o governador Flávio Dino (PCdoB) garantiu que manterá as medidas de restrição de circulação para evitar a proliferação da Covid-19 no estado.

A decisão de defender o distanciamento social no Maranhão contraria falas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que pensa em editar decreto para “liberar toda e qualquer profissão a trabalhar” e a adoção do contestado “isolamento vertical” – que isolaria apenas idosos e pessoas com comorbidades (ocorrências de duas ou mais doenças relacionadas no mesmo paciente e ao mesmo tempo).

Flávio Dino classificou como “falacioso” e “até criminoso” a defesa pelo isolamento vertical.

Dino admite a possibilidade de rever mudanças pontuais em relação à abertura do comércio na próxima semana, desde que haja aval científico e estabilidade na curva de disseminação do vírus.

Mas o governador garante: não vai haver “liberou geral” no Maranhão, independente de pressões políticas.

“Não haverá ‘liberou geral’ no Maranhão. Seria colocar em perigo a saúde do povo do Maranhão. E eu não farei isto, qualquer que seja o desejo do presidente da República ou de quem quer que seja. Em primeiro lugar eu tenho compromisso com a população”, reforçou.

Abaixo da média nacional

Com 23 casos confirmados e apenas um óbito em razão da Covid-19, o Maranhão até agora tem números da doença abaixo da média nacional.

Sem as medidas preventivas, a projeção do próprio governo é que o estado contabilizasse 58 casos da doença (o que corresponde a cerca de 580 infectados, já que cada indivíduo afetado pelo vírus tem capacidade de transmiti-lo para outras 10 pessoas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário