Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Braide nega. E o direito do eleitor?

Por Francisco Gonçalves 

As constantes negativas de Braide sobre denúncias de investigação remetem à mesma postura da dupla Bolsonaro/Mourão, que virou um método de governo, de fazer política, de tratar a opinião pública e manipular as expectativas dos eleitores e eleitoras: “Não existe corrupção no meu governo”. “Não existe Racismo no Brasil”. “Não existe desmatamento no Brasil”.

Para essa dupla, não existe nem crise sanitária, com mais de 160 mil mortos. No mesmo passo, Braide nega que seja investigado pela Polícia Federal. Embora tenha passado procuração para advogados o defenderem em inquérito policial, o candidato da frente anti-Flávio Dino nega, nega, nega. Ora, o eleitor e a eleitora têm o direito de saber se o candidato é ou não investigado. E mais ainda, o eleitor e a eleitora têm o direito de saber quais as razões da investigação conduzida pela Polícia Federal.

Tudo indica que negação também faz parte de método familiar. Em 2009, por exemplo, Antonio Braide, ex-prefeito de Santa Luzia, foi acusado, a exemplo de outros políticos, de promover o crime de trabalho escravo em sua fazenda. Procurado pelo Fantástico, da Rede Globo, se negou a prestar qualquer informação ao repórter. O programa veiculou uma conversa telefônica entre o repórter e Antonio Braide em que ele afirmava que não daria a entrevista: “Não vou falar”.

O nome de Antônio Braide, por conta das investigações conduzidas à época pelo Ministério do Trabalho, passou a integrar a Lista Suja do Trabalho Escravo. Em 2010, a Repórter Brasil publicou uma lista de políticos eleitos e financiados por empresas e pessoas presentes na Lista Suja. E lá estava Janice Braide, deputada estadual do Maranhão.  Mas, eles continuam a negar.´

E o fato de ser investigado, não se diz que ele é condenado. Porque todos têm direito à ampla defesa. Mas ele negar o fato de ser investigado e de suas relações com questões que envolvem ética e direitos, diz muito para quem se propõe a dirigir os destinos de uma cidade.

Sobre denúncia de investigação de Braide pela Polícia Federal, veja reportagem de Yuri Almeida: Entenda ponto a ponto o inquérito da PF que investiga Eduardo Braide desde 2014 

https://atual7.com/noticias/politica/2020/11/entenda-ponto-a-ponto-o-inquerito-da-pf-que-investiga-eduardo-braide-desde-2014/

Sobre essa história de negação de direitos, recomendo a leitura do livro da professora Flávia Moura: Trabalho escravo e Mídia: olhares de trabalhadores rurais maranhenses, publicado pela EdUfma.

Sobre políticos financiados pela Lista Suja do Trabalho Escravo, confira: https://reporterbrasil.org.br/2010/01/trabalho-escravo-e-eleicoes-ii/

Para quem deseja estudar a negação na política, também o famoso caso da Lunus, de Roseana Sarney, Ricardo e Jorginho Murad, todos, agora com Braide.

Leia também

https://www.gilbertolima.com.br/2020/11/documentos-oficiais-provam-que-eduardo.html

https://www.gilbertolima.com.br/2020/11/apos-confirmacao-de-que-braide-e.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário