Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Falta de organização da gestão Braide na vacinação abre brecha para fraudes; deputado denuncia "jeitinho brasileiro" e a famosa “carteirada"

O prefeito Eduardo Braide (Podemos) tem divulgado com pompa o pleno funcionamento do Centro Municipal de Vacinação contra Covid-19 de São Luís, mas a falta de organização da estrutura estaria dando brecha para fraudes na fila de imunização.

Em uma rede social, o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) fez uma grave denúncia apontando que profissionais de saúde estariam supostamente usando o "jeitinho brasileiro" e a famosa “carteirada" para burlar a fila da vacinação.

De acordo com o parlamentar, que visitou o espaço na última quarta-feira, 20, hospitais e instituições de saúde estariam "dando declaração" para que profissionais que não atuam na linha de frente contra a Covid-19, serem vacinados antes dos grupos considerados prioritários.

Segundo o Plano Nacional de Imunização traçado pelo Ministério da Saúde (MS), na primeira etapa da vacinação deverão ser priorizados, em todo o país, trabalhadores da saúde que atuem no combate direto ao novo coronavírus. Mas Yglésio revela que no Centro de Municipal de Vacinação estruturado pela gestão Braide a realidade é outra.

"Lamentavelmente tem muito hospital ou instituição de saúde, dando declaração para profissionais que não fazem parte da área de covid-19 para serem vacinados", denuncia Yglésio, que além de deputado é médico.

"Sinto vergonha em ver médicos que só atendem em consultório, ex-dono de hospital, ginecologista de consultório e aposentados de hospital dando aquele velho 'jeitinho brasileiro'. Uma verdadeira falta de respeito. Atenção, Ministério Público!", completou o parlamentar.

Multa e prisão

Em alguns estados brasileiros o Ministério Público já iniciou operações para investigar quem são os infratores que estão furando a fila da vacina. Pessoas que forem pegas furando a fila da imunização podem ser multadas e até mesmo presas. Na cidade de Castanhal, no Pará, um servidor público foi demitido após ser flagrado furando a fila da vacinação.

Resta saber se a gestão Braide será responsabilizada ou não pelas fraudes denunciadas pelo deputado Yglésio Moyses em São Luís.




Nenhum comentário:

Postar um comentário