Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Prefeitura de São Luís descumpre recomendação do Ministério da Saúde, centraliza vacinação e causa aglomeração

Mesmo com a boa nova que pode dar um fim à pandemia e a crise sanitária, a Prefeitura de São Luís não descentralizou a primeira fase da vacinação contra o novo coronavírus.

Antes de mais nada, o Ministério da Saúde recomendou postos móveis ou vacinação direto nas unidades de saúde para coibir aglomerações dos profissionais de saúde da linha de frente de combate à covid-19, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e população indígena aldeada.

O médico Joel Nunes, titular da secretaria municipal de Saúde de São Luís, inclusive, presenciou o cenário de aglomeração, na manhã desta quarta-feira (20), no Centro Municipal de Vacinação, montado no Pavilhão de Eventos do Multicenter Sebrae, no Cohafuma, enquanto concedia entrevista ao vivo à emissora de TV local.

Além da longa fila nas primeiras horas da manhã, o público idoso aguardava a vacina no Centro Municipal de Vacinação. Lembrando que o público prioritário da fase um são pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas. Isto significa pessoas que residem, por exemplo, em asilos.

A falta de planejamento e orientação adequada das pessoas na capital maranhense pelo poder público municipal, pode impactar, no aumento da exposição da população com aglomeração e deslocamentos desnecessários. É hora de corrigir as falhas. É o que a sociedade espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário