Rádio Voz do Maranhão

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Flávio Dino manda recado a Bolsonaro: 'leitos não são um favor e sim um dever do governo federal'

Após o STF determinar ao Ministério da Saúde o repasse financeiro para leitos hospitalares no Maranhão, o governador Flávio Dino (PCdoB) afirmou que se trata de um direito dos estados e um dever do governo federal determinado na legislação.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB-MA), destacou no Twitter que a oferta de leitos hospitalares não são um "favor" e sim uma obrigação do governo federal, conforme determinação a Constituição.

"STF deferiu liminar determinando ao Ministério da Saúde repasses financeiros relativos a LEITOS de UTI no Maranhão. Ou seja, fica evidenciado que não se cuida de um 'favor', e sim de um DIREITO dos estados e um DEVER do governo federal, segundo a Constituição e legislação do SUS", disse o chefe do Executivo maranhense no Twitter.

Neste domingo (28), Bolsonaro tentou amenizar o problema da falta de leitos, ao dizer que a "saúde no Brasil sempre teve seus problemas".


Sobre o que disse Bolsonaro

Enquanto vários estados brasileiros já chegaram ou estão perto de chegar a um colapso na rede pública de saúde, Jair Bolsonaro afirmou neste domingo (28) que "a saúde no Brasil sempre teve seus problemas"”.

"A saúde no Brasil sempre teve seus problemas. A falta de UTIs era um deles e certamente um dos piores. Hoje, ao fecharem o comércio e novamente te obrigar a ficar em casa, vem o desemprego em massa com consequências desastrosas para todo o Brasil", escreveu ele no Facebook.

Nesse sábado (27), Bolsonaro foi ao Twitter e fez uma postagem contra o isolamento social, um das principais recomendações de médicos e entidades da área da saúde para conter a propagação do coronavírus.

Pelo menos 13 estados brasileiros estão com taxas de internação por Covid-19 acima de 80% nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da rede pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário