Rádio Voz do Maranhão

sábado, 8 de maio de 2021

Após denúncia do blog, pacientes que estavam largados no Socorrão 2, à espera de cirurgias ortopédicas, são encaminhados para o Hospital Universitário

Uma das pacientes, Ainoan Ribeiro, está sem condições de movimentar o braço. O problema pode ter sido agravado pela demora na cirurgia. Ela pretende mover ação judicial contra a Prefeitura de São Luís.

Após o blog denunciar a situação de precariedade em que se encontravam, jogados em macas de ambulâncias, no Hospital Clementino Moura, o Socorrão 2, pacientes foram transferidos para tratamento no Hospital Universitário. Alguns estavam há 60 dias esperando por uma cirurgia ortopédica, e sem nenhuma previsão de realização do procedimento.

A denúncia desse descaso foi feita pela paciente Ainoan Ribeiro de Sousa, em vídeos encaminhados ao blog. Com uma fratura no braço, ela relatou que estava há mais de 30 dias esperando por uma cirurgia.

“Eu dei entrada no dia 31 de março. No risco cirúrgico, deu que minha glicemia estava alta. Por volta do dia 15 de abril, a glicemia já estava controlada e marcaram a cirurgia. Só que resolveram adiar, alegando falta de leito o tempo todo. Nessa situação, foram quase 40 dias à espera da cirurgia. Isso foi uma sacanagem muito grande que fizeram comigo”, desabafa Ainoan.

Após a denúncia, ela disse que os pacientes receberam a visita de um diretor do Hospital Universitário.

“Eu quero agradecer pela divulgação da denúncia. No dia seguinte, um diretor do Hospital Dutra, veio nos visitar. Todos os pacientes foram retirados do Socorrão 2 e encaminhados para tratamento no Dutra. No meu caso, o médico disse que a fratura é grave e que uma cirurgia não vai resolver o problema. A minha fratura foi no cotovelo e não posso ficar com meu braço assim. No Dutra, fiz os exames de imagem e fui encaminhada para um especialista em cotovelo. A consulta será na próxima quarta”, disse Ainoan.

Ela diz que o braço está torto e, segundo a tomografia, tem um afastamento de 0,8 cm entre um osso e outro. Ainoan acrescenta que não consegue movimentar o braço. “Meu braço não suspende, não consigo movimentá-lo. Só movimento a mão. É muito triste”, diz.

Se o problema não for resolvido, e ficar com sequelas, Ainoan Ribeiro pretende mover uma ação de indenização contra o Hospital Clementino Moura, o Socorrão 2, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de São Luís.

O acidente

Ainoan Ribeiro diz que a fratura no braço foi em decorrência de um acidente, nas proximidades da UPA do Distrito Industrial. “Eu estava retornando pra casa, no Residencial Ribeira, de mototáxi. Alguns cachorros passaram na frente da moto e não deu para o rapaz desviar deles. Ele caiu para o lado e moto caiu sobre meu braço. Fui levada para a UPA e, em seguida, para o Socorrão 2, onde fiquei jogada à espera de uma cirurgia”, relata Ainoan, que trabalha em um trailer de venda de lanches.

Veja o vídeo da denúncia

...................................................

Postagem relacionada:

Descaso no Socorrão 2: em condições precárias, pacientes aguardam por cirurgia ortopédica há mais de 60 dias; sem leitos, alguns ficam em macas do Samu


Nenhum comentário:

Postar um comentário