Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Maranhão registra mais 29 mortes e 1.263 novos casos de coronavírus; entre as vítimas fatais estão o advogado Mozart Baldez e Simone Macieira

O Maranhão registrou 29 mortes e 1.263 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, sendo que o total de óbitos chegou a 7.612. Entre as vítimas fatais estão o advogado Mozart Baldez e Simone Macieira.

O advogado criminalista Mozart Baldez, de 63 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (12), às 10h50, no Hospital São Domingos, em São Luís. Ele lutou por 25 dias contra a doença.

Natural de São Luís, Mozart Baldez era formado em Direito pela Universidade UNICEUB, em Brasília, e se aposentou pela Polícia Civil do Distrito Federal.

No seu perfil no Facebook, no dia 11 de abril, antes de ser internado, o advogado condenou as aglomerações e disse que será difícil conter a contaminação sem a adoção de medidas mais rígidas de controle. Para ele, os que estão aglomerando vão ser contaminados e muita gente vai morrer.

“O povo, em sua grande maioria, não acredita no vírus e não tem medo de morrer. Nas minhas andanças entre hospitais e farmácias com o meu drama vi o tanto de gente nas ruas, centenas e centenas de pessoas em bares, restaurantes e na praia caminhando e bebendo sem uso de máscaras como se estivessem imunes ao meu drama. Não tenham dúvidas que todos vão ser contaminados infelizmente e muita gente vai morrer, mas muita gente mesmo. Posso até ir primeiro. Mas o quadro que vejo não só no Maranhão mais em todo o pais. Em Brasília os jovens começaram a morrer. Governo nenhum vai conter essas mortes se a população não tiver a consciência de que ela tem que fazer a sua parte e evitar as aglomerações. Minha família se contaminou em menos de quatro dias em série. Imaginem essas pessoas que estão aglomeradas. E de quem será a culpa? Dos governos ou do povo? Quem vai conter a multidão? No meu entender somente severas multas. Não prisões. Prisão é o extremo em qualquer país democrático. O governo tem que gastar com publicidade e militância nas ruas para mandar o povo para casa e dispersar grandes multidões sem violência. Se continuar dessa forma a humanidade será devastada no país e aqui não será diferente. Não precisa ser nenhum expert para fazer essa previsão”, escreveu Mozart Baldez. (leia aqui a íntegra da opinião do advogado sobre a covid-19).

Simone Macieira

A educadora e bibliotecária Simone Macieira morreu nesta quarta-feira (12), vítima de complicações decorrentes da Covid-19, aos 75 anos, em São Luís.

Com um longo currículo na vida pública, ela foi vereadora por São Luís, pelo PCB (1988 a 1992), secretária de Estado da Educação e diretora-superintendente do Sebrae-MA, além de diretora da Biblioteca Benedito Leite e delegada do MEC.

Filha adotiva da médica e liderança política maranhense Maria José Aragão, Simone Macieira foi casada com o ex-prefeito de São Luís, Roberto Macieira (1971 a 1975), com quem teve três filhos Carlos, Karina e Mario Macieira, que é ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Maranhão (OAB-MA).

Foram registrados 181 novos casos em São Luís, 45 em Imperatriz e 1.037 nas demais regiões. O total de casos confirmados chegou a 276.062.

22.121 pessoas estão com o vírus ativo. 21.005 estão em isolamento domiciliar, 659 encontram-se em leitos de enfermarias e 457 em leitos de UTIs.

As 29 novas mortes ocorreram nas cidades de São Luís (6), Paço do Lumiar (3), Pinheiro (3), Bacabal (2), Açailândia (2), Grajaú (1), Arari (1), Santa Rita (1), Pio XII (1), Santa Inês (1), Lago do Junco (1), Caxias (1), Bom Jardim (1), Presidente Dutra (1), Governador Nunes Freire (1), João Lisboa (1), São Vicente de Férrer (1) e Vitória do Mearim (1).

Mais 898 pessoas se recuperaram da doença. No total, 246.329 pessoas conseguiram vencer o vírus.

3.817 pessoas são suspeitas de infecção e aguardam resultados de testes.

Ocupação de leitos

O Maranhão tem 586 leitos de UTI, com 368 deles ocupados, sendo que a taxa de ocupação é 62,80%. São 1.274 leitos de enfermaria, com 594 deles ocupados, sendo que a taxa de ocupação é de 46,62%.

Na região metropolitana de São Luís, 81,99% dos leitos de UTI estão ocupados, sendo que 47 estão livres. Os leitos de enfermaria têm 70,86% de ocupação, sendo que 155 estão livres.

Em Imperatriz, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 51,39%, sendo que 35 estão livres. Os leitos de enfermaria têm 27,32% de ocupação, sendo que 141 estão livres.

Nas demais regiões, 48,15% dos leitos de UTIs estão ocupados, sendo que 126 estão livres. A ocupação de leitos de enfermaria é de 29,93%, com 384 livres.

Veja dados do boletim epidemiológico divulgado pela SES










Nenhum comentário:

Postar um comentário