Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Acusado de assassinar corretor de carros em Teresina é preso em São Luís

A investigação do crime apontou que o corretor trabalhava para a organização criminosa “Bonde dos 40” na parte operacional e financeira.

O homem identificado como Guilherme de Moraes Duarte, conhecido como “Guigui”, foi preso nesta sexta-feira (02) por policiais civis do Maranhão e Piauí, em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Central de Inquéritos do Tribunal de Justiça do Piauí. Ele é homicida e líder de uma organização criminosa em Teresina, no Piauí.

Após investigação realizada pela Polícia Civil do Estado do Piauí, verificou-se que o preso é autor, juntamente com outros acusados que já se encontram presos, do assassinato do corretor de veículos Francisco Ismael Rodrigues Soares, em Teresina, no dia 02 de dezembro de 2020.

Diante da prisão dos seus comparsas, o suspeito fugiu para São Luís, onde estava residindo em um apartamento localizado no Bairro Alto do Calhau, com o objetivo de frustrar o cumprimento do mandado de prisão.

Depois de localizado, foi dada voz de prisão ao criminoso. Após as formalidades cartorárias, ele foi encaminhado ao Complexo Penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.

O crime

O corretor de veículos Francisco Ismael Rodrigues Soares foi morto a tiros, na tarde do dia 2 de dezembro de 2020, na avenida Barão de Gurguéia, no bairro Vermelha, zona Sul de Teresina.

Segundo depoimento de testemunhas colhido no local, a vítima estava encostada em um veículo que havia estacionado em frente a loja, quando foi abordado por três homens armados em um Renault Sandero Stepway, de cor branca, que efetuaram 15 disparos contra Francisco Ismael, um dos tiros atingiu a cabeça. Ele chegou a correr, mas foi perseguido, caiu entre dois veículos que estavam no estabelecimento e teve morte imediata no local. Os suspeitos fugiram na sequência em destino ignorado.

Segundo o delegado do Departamento de Homicidios e Proteção à Pessoa (DHPP), Hildson Rodrigues, a vítima tinha 37 anos e estava sentada na porta da loja quando foi surpreendida pelos disparos.

“Ele estava na frente da loja quando dois indivíduos encapuzados desceram de um carro e efetuaram de 25 a 30 disparos. 15 deles acertaram a vítima”, conta o delegado.  Para a polícia, o crime pode ter relação com facções criminosas. Um carro que estava próximo da vítima tinha várias marcas de tiro.

A polícia disse ainda que o carro usado na fuga dos assassinos teria sido encontrado incendiado na estrada da Alegria, na zona Sul de Teresina.

Prisão de outros envolvidos e revelação que o corretor era operador financeiro de uma organização criminosa

Três meses antes de ser assassinado, o corretor de veículos Francisco Ismael Rodrigues Soares movimentou mais de R$ 2 milhões, informou o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), após iniciar uma investigação de lavagem de dinheiro envolvendo o tráfico de drogas e a compra/venda de veículos, a partir do homicídio. A investigação apontou que o corretor trabalhava para a organização criminosa “Bonde dos 40” na parte operacional e financeira.

A coordenadora do Gaeco, promotora de Justiça Débora Aguiar, ressalta que a operação é objeto de investigação conduzida pelo Gaeco e pela Polícia Civil “com o objetivo de identificar e prender integrantes de organização criminosa que atua nos estados do Maranhão e Piauí, responsável por inúmeros homicídios. O resultado da operação de hoje, denominada Codinome 40, resultou em sete mandados de prisão cumpridos e 14 mandados de busca e apreensão”.

No dia 1º de junho deste ano, o Gaeco e a Polícia Civil prenderam sete pessoas, sendo seis em cumprimento de mandados de prisão. Uma foi prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Três presos têm envolvimento direto com o homicídio; outras três estão envolvidas com o crime de lavagem de dinheiro. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em locadoras, corretoras e operadoras financeiras relacionadas ao Francisco Ismael, nas cidades de Teresina, Altos, Parnaíba e Timon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário