Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Com a presença do ex-presidente Lula, Flávio Dino acompanha vacinação no Hospital da Ilha e assina projeto de lei do Estatuto Estadual dos Povos Indígenas

A segunda dose da vacina contra a Covid-19 está sendo aplicada para o segmento de profissionais da construção civil. A imunização, coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ocorre no Hospital da Ilha, na Avenida São Luís Rei de França, Turu.

O governador Flávio Dino esteve no local, acompanhando o início desta nova etapa da vacinação, que contou com presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, Dino vistoriou o andamento das obras, conversou com trabalhadores. Ainda pela manhã, assinou projeto de lei que cria o Estatuto Estadual dos Povos Indígenas, no Parque do Itapiracó.

O governador Flávio Dino pontuou, ao ex-presidente Lula, as ações do Governo do Maranhão no combate à pandemia da Covid-19 e destacou o avanço na vacinação contra a doença.

“Fiz esse convite ao ex-presidente Lula para mostrar o avanço na vacinação. Iniciamos essa fase da imunização, com os profissionais da construção civil, trazendo a vacina aos canteiros de obras. Uma das inovações que fizemos nessa ação. O Maranhão é o estado com a menor taxa de mortalidade pela doença, no Brasil. É um mérito dos nossos profissionais de saúde e da seriedade com que encaramos todos os problemas no combate à pandemia”, pontuou.

Para esta etapa, o Governo do Estado priorizou o acesso facilitado à vacina e, com isso, ampliou a vacinação em São Luís e descentralizou a aplicação para os profissionais da construção civil. Desse modo, conseguiu alcançar, praticamente, 100% de imunização desses profissionais, na capital.

Povos indígenas

Acompanhado do ex-presidente Lula, o governador Flávio Dino esteve na Reserva do Itapiracó, onde assinou o projeto de lei do Estatuto Estadual dos Povos Indígenas. O documento vai normatizar ações estaduais complementares às atribuições federais.

“Estamos garantindo que todo o dinheiro internacional que vier da redução do efeito estufa, em face do trabalho de conservação nas terras indígenas, será aplicado nas terras indígenas e pelo povo indígena. Creio que somos o primeiro estado a prevê essa medida em lei estadual”, frisou Flávio Dino, que assistiu à exibição de vídeo sobre os povos indígenas e foi homenageado com honrarias e itens produzidos pelos indígenas.

Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou a iniciativa do Governo do Maranhão e ressaltou a importância da defesa dos direitos da população indígena. 

“Que bom que podemos estar neste encontro hoje e na ocasião da assinatura de uma lei que vai permitir que os indígenas possam produzir o que necessitam, em sua própria terra. Vivemos um retrocesso político, econômico, social e cultural. Eu recebi uma lança aqui, do companheiro me convidando para ser guardião das terras indígenas. Sou ligeiro como a lança e com o Flávio Dino, todos nós aqui assumimos o compromisso de sermos guardiões da floresta. A Amazônia interessa ao mundo, ao Brasil e ao povo indígena”, frisou.

Estiveram presentes ao evento, o vice-governador Carlos Brandão; os secretários estaduais Márcio Jerry (Cidades e Desenvolvimento Urbano), Rodrigo Lago (Agricultura Familiar), Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular); o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Othelino Neto; o senador Weverton Rocha; o presidente da Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso, Crisântemo Xavante; a presidente do Instituto Indígena do Tocantins, Narúbia Carajá; a liderança indígena Sônia Guajajara; além de parlamentares e outras autoridades.

Hospital da Ilha

O Hospital da Ilha será um dos maiores hospitais de urgência e emergência do Norte e Nordeste e alcançará, ao final das obras, 400 leitos. O Hospital da Ilha terá também uma ala de queimados e a previsão é que, até fevereiro do próximo ano, esteja em pleno funcionamento. 

A unidade hospitalar terá a linha de atendimento da urgência e emergência dos hospitais macrorregionais espalhados por todas as regiões do Maranhão. As obras estão em fase bastante avançada e a primeira etapa será entregue até final deste ano e colocada em funcionamento. A previsão é que todas as etapas da obra sejam concluídas em fevereiro do próximo ano.

7 comentários:

  1. Acho é graça...o EX PRESIDIÁRIO , veio só jantar as custas do dinheiro do contribuinte maranhense.

    ResponderExcluir
  2. É uma vergonha um estado com tantas pessoas carentes, e um ex presidiário vim comer e mentir para algumas pessoas. Será um desastres um ex presidiário ser eleito para governar um país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De governar esse ladrão não vai ate porque o Mito ja ganhou 2022 é nosso o maranhão todo é Bolsonaro 💚💛

      Excluir
  3. BOLSONARO 2022 💛💚 GRAÇAS A ELE QUE MUITOS JA SE VACINARAM

    ResponderExcluir
  4. Lula veio p inaugurar a REDINARIA DE BACABEIRA KKKKK QUANTO NAO FOI GASTO COM O DINHEIRO DO POVO PQ DO BOLSO DO GOVERNO NAO SAIU UM CENTAVO NESSES DOIS DIAS QUE ESSE BANDIDO ESTEVE AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ladrão não quer gasto ladrão só quer lucro MITO SEMPRE NO CORAÇÃO 💛💚

      Excluir
  5. ACHO QUE ESSE VELHO FOI O UNICO PRESIDIARIO QUE TEVE SAIDA TEMPORARIA E A POLICIA NÃO FICOU NA COLA DELE PARA RECAPTURAR MAS ELE GANHOU A
    O PIOR DOS CASTIGOS A REJEIÇÃO DA POPULAÇÃO QUE HOJE O BRASIL E O MARANHÃO É PATRIOTA BOLSONARO 2022 QUE JA É CERTO 💛💚💛💚💛

    ResponderExcluir