Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Estelionatário é preso após usar a própria mãe para tentar receber benefício previdenciário em Pinheiro

Imagem ilustrativa - fachada da Delegacia Regional de Pinheiro

A Polícia Civil, em ação coordenada pela 5ª Delegacia Regional, no município de Pinheiro, região da Baixada Maranhense, na manhã dessa terça-feira (21), prendeu em flagrante o homem de iniciais R.D.J.S, de 62 anos, pela prática de crime de estelionato. 

De acordo com o delegado regional de Pinheiro, Wolney Cesar Rubin, a polícia recebeu denúncias delatando que dois idosos estavam em uma instituição financeira da cidade tentando realizar um levantamento de benefício previdenciário, utilizando-se de documentos com procedência duvidosa. 

Os policiais civis compareceram na agência bancária e conduziram os idosos até a sede da delegacia de polícia.

Após cuidadosa averiguação, a polícia descobriu que os documentos apresentados pela dupla eram falsos. O homem negou participação na ação criminosa, informando, inclusive, que não conhecia a idosa de mais de 90 anos.

Ao buscar mais informações sobre os dois detidos, a Polícia Civil descobriu que a idosa, que possui dificuldades de locomoção, audição, visão e fala, é, na verdade, a mãe do autuado. A mesma não tinha nenhum conhecimento acerca do crime.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão a R.D.J.S pelo fato de ele ser o autor mediato do crime de estelionato, utilizando-se de sua mãe, que não possuía condições de discernir sobre a conduta criminosa ou se portar de outra forma.

Obs.: Ocorre autoria mediata (ou autoria por determinação) quando o autor (o que comanda o fato) domina a vontade alheia e, desse modo, utiliza outra pessoa que atua como instrumento da realização do crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário